Camaçari realiza um intenso trabalho de prevenção e controle das doenças transmitidas dos animais para os homens. As iniciativas são realizadas pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do Município, que também é responsável pela apreensão e manutenção de animais de pequeno porte abandonados nas ruas.
O CCZ mostra números bastante positivos em relação à prevenção e controle das doenças zoonóticas. Desde 2005, o Município não registra nenhum caso de raiva animal, por exemplo. Em 2008, foram registrados um caso de leishmaniose e um de leptospirose.
O Centro também promove ações de combate ao mosquito Aedes Aegytpi. De acordo com o diretor da Vigilância em Saúde, Marcos Nogueira, a dengue está estável no Município, no entanto, a população deve permanecer atenta e evitar a proliferação do mosquito. Camaçari registrou, este ano, 141 casos da doença.
Com aproximadamente 200 pessoas, entre veterinários, educadores, agentes de endemias e técnicos laboratoriais, o CCZ trabalha de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Nos finais de semana, o órgão funciona em esquema de plantão.