Zoonoses intensifica fiscalização e controle de doenças

Iwwa Agência
Publicado 08/06/2009 01:06:16

Camaçari realiza um intenso trabalho de prevenção e controle das doenças transmitidas dos animais para os homens. As iniciativas são realizadas pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do Município, que também é responsável pela apreensão e manutenção de animais de pequeno porte abandonados nas ruas.

O CCZ mostra números bastante positivos em relação à prevenção e controle das doenças zoonóticas. Desde 2005, o Município não registra nenhum caso de raiva animal, por exemplo. Em 2008, foram registrados um caso de leishmaniose e um de leptospirose.

O Centro também promove ações de combate ao mosquito Aedes Aegytpi. De acordo com o diretor da Vigilância em Saúde, Marcos Nogueira, a dengue está estável no Município, “no entanto, a população deve permanecer atenta e evitar a proliferação do mosquito. Camaçari registrou, este ano, 141 casos da doença.

Com aproximadamente 200 pessoas, entre veterinários, educadores, agentes de endemias e técnicos laboratoriais, o CCZ trabalha de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Nos finais de semana, o órgão funciona em esquema de plantão.

Foto:

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue para pessoas de 18 anos acima e segunda dose neste sábado (25)

Vacinação contra Covid segue para pessoas de 18 anos acima e segund...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro de 2021

Acervo de figurinos do Teatro da Cidade do Saber é disponibilizado para empréstimo

Acervo de figurinos do Teatro da Cidade do Saber é disponibilizado ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.