Moradores da zona rural de Camaçari vão ganhar cerca de 20 poços artesianos que devem garantir água potável e gratuita à população por cerca de 15 anos.
A primeira comunidade a ser beneficiada será a de Estrada de Maracaiúbas, em Cajazeiras de Abrantes. A inauguração está marcada para sábado (17/07), às 9h. A iniciativa vai contemplar 40 famílias.
Na manhã de segunda-feira (12/07), o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, assinou o termo de transferência de responsabilidade, no qual a Cerb (Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia) passa ao Município a administração e operação do sistema integrado de abastecimento de água da localidade de Estrada de Maracaiúbas.
A proposta da Prefeitura é repassar a administração do sistema para a comunidade, através de associação de moradores e entidades afins.
O termo foi assinado pelo prefeito durante reunião com o secretário da Infra-Estrutura de Camaçari, Everaldo Siqueira, o assessor da presidência da Cerb, Rudimar Mota, o gerente do Núcleo Regional de Feira de Santana da Cerb, Kleber Lima e o presidente do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, Joel Miguez, que representou a comunidade.
A perfuração dos poços é feita pela Cerb, empresa vinculada à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado e atende à solicitação da Prefeitura de Camaçari.
A previsão é de que a máquina perfuratriz esteja no Município esta semana e inicie o trabalho de perfuração do poço de Rancho Alegre, em Arembepe.
Em seguida, serão atendidas as comunidades de Canto dos Pássaros (estrada da Cetrel), Cajazeiras de Visconde (Barra do Pojuca) e Lagoa Seca (Barra do Pojuca).
POÇO MACAIÚBAS
O poço de Maracaiúbas tem 92 metros de profundidade e vazão de 700 litros de água por hora.
Devido à vazão ser muito pequena, não há a possibilidade de fazer a distribuição de água domiciliar e, portanto, a distribuição será feita através do sistema de chafariz.
De acordo com o gerente da Cerb, Kleber Lima, o poço de Maracaiúbas tem capacidade de abastecer a comunidade por cerca de 10 anos.
Diante disso, o secretário da Seinfra, Everaldo Siqueira alerta à população para que faça o consumo consciente da água, uma vez que o sistema se desgasta e tem vida útil pré-definida.

Município fará o abastecimento de Macaiúbas -