Zona rural ganha poços artesianos

Iwwa Agência
Publicado 12/07/2010 05:07:00

Moradores da zona rural de Camaçari vão ganhar cerca de 20 poços artesianos que devem garantir água potável e gratuita à população por cerca de 15 anos.

A primeira comunidade a ser beneficiada será a de Estrada de Maracaiúbas, em Cajazeiras de Abrantes. A inauguração está marcada para sábado (17/07), às 9h.  A iniciativa vai contemplar 40 famílias.  

Na manhã de segunda-feira (12/07), o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, assinou o termo de transferência de responsabilidade, no qual a Cerb (Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia) passa ao Município a administração e operação do sistema integrado de abastecimento de água da localidade de Estrada de Maracaiúbas.

A proposta da Prefeitura é repassar a administração do sistema para a comunidade, através de associação de moradores e entidades afins.

O termo foi assinado pelo prefeito durante reunião com o secretário da Infra-Estrutura de Camaçari, Everaldo Siqueira, o assessor da presidência da Cerb, Rudimar Mota, o gerente do Núcleo Regional de Feira de Santana da Cerb, Kleber Lima e o presidente do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, Joel Miguez, que representou a comunidade.

A perfuração dos poços é feita pela Cerb, empresa vinculada à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado e atende à solicitação da Prefeitura de Camaçari.

A previsão é de que a máquina perfuratriz esteja no Município esta semana e inicie o trabalho de perfuração do poço de Rancho Alegre, em Arembepe.

Em seguida, serão atendidas as comunidades de Canto dos Pássaros (estrada da Cetrel), Cajazeiras de Visconde (Barra do Pojuca) e Lagoa Seca (Barra do Pojuca).  

POÇO MACAIÚBAS

O poço de Maracaiúbas tem 92 metros de profundidade e vazão de 700 litros de água por hora.

Devido à vazão ser muito pequena, não há a possibilidade de fazer a distribuição de água domiciliar e, portanto, a distribuição será feita através do sistema de chafariz.

De acordo com o gerente da Cerb, Kleber Lima, o poço de Maracaiúbas tem capacidade de abastecer a comunidade por cerca de 10 anos.

Diante disso, o secretário da Seinfra, Everaldo Siqueira alerta à população para que faça o consumo consciente da água, uma vez que o sistema se desgasta e tem vida útil pré-definida.

Foto: Agnaldo Silva

Município fará o abastecimento de Macaiúbas -

Mais Notícias

Secretário de Saúde se reúne com comunidade rural da Costa de Camaçari

Secretário de Saúde se reúne com comunidade rural da Costa de Camaçari

Caixa promove capacitação para servidores sobre PPPs e concessões

Caixa promove capacitação para servidores sobre PPPs e concessões

Camaçari e o potencial de desenvolvimento – a história de Danilo Pedreira

Camaçari e o potencial de desenvolvimento – a história de Danilo Pe...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us