Yemanjá recebe homenagens na Costa de Camaçari

ASCOM
Publicado 02/02/2020 12:02:46

Na madrugada deste domingo (2/2), milhares de pessoas se reuniram em Arembepe, Costa de Camaçari, em uma corrente de fé e devoção para homenagear Yemanjá, a rainha das ondas, ainda antes do nascer do sol. O tradicional festejo, que é celebrado todos os anos no dia 2 de fevereiro, teve início no largo das peixarias, passando pela Praça das Amendoeiras, seguindo em direção à Igreja São Francisco de Assis.

Durante o cortejo, as baianas carregavam as oferendas e balaios para presentear a orixá. Flores brancas, amarelas e vermelhas, perfumes, sabonetes sem embalagem, joias em fibra e alfazema foram entregues ao mar de maneira calorosa.

“Ela é tudo para mim! Eu tenho prazer de botar uma saia, colocar uma roupa e entrar no mar. É muita alegria e felicidade”, expressou fervorosa Dona Odete Santos, 80 anos, que veio do Rio de Janeiro para saudar Yemanjá pela primeira vez em Arembepe.

Para a moradora da localidade, Cláudia Santana, o sentimento não é diferente. “É uma festa onde todo mundo participa, eu gosto muito da Yemanjá. Ela representa muitas coisas. O que mais me encanta é a energia e as histórias”, comentou.

A festa ainda contou com alvorada de fogos de artifício, apresentações de grupos percussivos e o gingado da capoeira atraindo os nativos e turistas. Após a procissão, no palco montado próximo a praia, o público apreciou o show musical da Charanga Feminina, de Nívia Marfuany e Filhos de Oyó.

O prefeito Elinaldo Araújo também aproveitou a oportunidade para apreciar a festa religiosa na localidade. “É uma grande festa cultural. Estou presente todos os anos prestigiando e é essencial que possamos incentivar e continuar mantendo essa cultura popular tão rica. Hoje, é um momento de felicidade e oportuno para fazermos uma reflexão acerca das nossas atitudes, rever os amigos e abraça-los”, destacou o chefe do Executivo Municipal.

Outras Celebrações – Reverenciada com amor e alegria, Yemanjá também recebe homenagens em Jauá e Itacimirim com a alvorada, procissão marítima e entrega dos presentes à rainha do mar.

Slideshow | 11 fotos

Yemanjá recebe homenagens na Costa de Camaçari

 

Mais Notícias

Sejuv inicia práticas de HIIT Funcional e Aeróbica no estádio municipal

Sejuv inicia práticas de HIIT Funcional e Aeróbica no estádio munic...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 15 de Janeiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 15 de Janeiro de 2021

Escola Formadora de volta à ação

Escola Formadora de volta à ação

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.