O projeto Xirê de Rua encerrou, na tarde de domingo (27/09), o Festival de Cultura e Arte de Camaçari. A iniciativa, cuja finalidade é combater a intolerância religiosa, louvar os orixás, incentivar o respeito aos valores civilizatórios e a agregar as comunidades, reuniu mais de 200 candomblecistas e umbandista do Município na praça da Simpatia.
Na avaliação do secretário da Cultura, Vital Vasconcelos, a quarta edição do Festival de Cultura e Arte de Camaçari foi um sucesso e não poderia ter encerrado de maneira melhor, “com a apresentação do Xirê de Rua”, completou.
Xirê é uma evocação aos orixás, como uma abertura das festas de candomblé. Para o babalorixá Roberto Silva, presidente e idealizador do Xirê de Rua, o projeto procura mostrar à população as crenças e a cultura dos candomblecistas e umbandistas.
Na oportunidade, o secretário Vital Vasconcelos e o presidente da Câmara de Vereadores, Marcelino Filho (PT), foram homenageados pelo apoio dado ao Xirê de Rua e pelo empenho em desenvolver políticas públicas para o candomblé, patrimônio cultural brasileiro.
O Xirê de Rua contou também com a parceria do Conselho Municipal de Cultura.