Workshop define grupos de trabalho

Iwwa Agência
Publicado 03/08/2011 03:08:35

Com o intuito de discutir e elaborar ações integradas para combater o descarte irregular de resíduos no Município, a Limpec (Empresa de Limpeza Pública de Camaçari) promoveu, nesta quarta-feira (03/08), um workshop sobre Descarte Clandestino de Resíduos de Construção e Demolição no Município de Camaçari e seu Impacto no Meio Ambiente.

Durante o Workshop foram criados grupos de trabalho com representantes de diversas secretarias municipais no intuito de discutir ações específicas para cada setor. Uma nova reunião será marcada entre o grupo para definir novos encontros e datas das novas atividades. As polícias Civil e Militar serão parceiras das ações de combate ao descarte clandestino de resíduos da construção.

O evento, realizado na Cidade do Saber, reuniu cerca de 130 pessoas, entre gestores da Prefeitura de Camaçari, representantes dos órgãos da Segurança Pública, da Câmara Municipal, do COMAM (Conselho Municipal de Meio Ambiente), do Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), além de representantes das APAs (Áreas de Proteção Ambiental) dos Rios Joanes e Capivara e das Lagoas de Guarajuba.   

Durante o encontro, o prefeito Luiz Caetano parabenizou a Limpec pelo trabalho e empenho no combate ao descarte irregular de resíduos no Município e propôs que seja feita uma ação conjunta com a Polícia Federal. “Além de intensificar a fiscalização, é preciso mobilizar a sociedade para denunciar o descarte de resíduos em locais inadequados”, completou. 

Os descartes irregulares acontecem normalmente à noite. “Isso dificulta a ação da Limpec, tendo em vista que a empresa não tem autoridade policial para impedir essas ações”, disse a presidente da Limpec, Lezineide Chagas, informando que “a partir deste workshop poderemos evoluir para uma discussão mais ampla com todas as cidades da Região Metropolitana”.

A Limpec constatou que as áreas mais afetadas pelo descarte irregular de resíduos são as localidades de Catu de Abrantes, Estiva de Abrantes, Cajazeira de Abrantes, Via Cetrel, Espaço Alfa e o Condomínio Jacuípe, em Barra do Jacuípe.       Para coibir estas atividades, a Empresa de Limpeza Pública de Camaçari desenvolve algumas medidas disciplinares, como a limpeza das áreas identificadas, instalação de placas alertando sobre a proibição de jogar entulho em locais inadequados, além de contar com o apoio da Polícia Militar para fiscalizar as caçambas que entram e saem do Município com esse tipo de material.   

Participaram do workshop os secretários de Relações Institucionais, Ademar Lopes, do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca, Cléber Alves, e da Mulher, Aurenita Castillo, além do superintendente do ISSM (Instituto de Seguridade do Servidor Municipal), Edmilson Santos, e a subsecretária da Educação, Graça Guimarães.

Marcaram presenças também o deputado estadual Bira Corôa (PT), o superintendente Geral do Cofic (Comitê de Fomento Industrial de Camaçari), Mauro Pereira, e a ouvidora do Município, Léa Prado.

Os órgãos da Segurança Pública foram representados pelo comandante de Policiamento Especializado (CIPE/ Pólo Industrial), Major Adalberto Píton, mais o major Antônio Honorato, do 12º Batalhão da Polícia Militar de Camaçari, e o Capitão Roberto Castro, da Polícia Rodoviária Estadual.

Foto: Wendell Wagner

Workshop da Limpec criou agenda de atividades -

Mais Notícias

Encontro dos Povos de Matrizes Africanas acontece no Teatro Alberto Martins nesta terça-feira (21)

Encontro dos Povos de Matrizes Africanas acontece no Teatro Alberto...

SESAU Fila Zero contabiliza 2.469 cirurgias eletivas realizadas

SESAU Fila Zero contabiliza 2.469 cirurgias eletivas realizadas

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us