Vistoria vai até o próximo dia 23

Iwwa Agência
Publicado 19/11/2012 03:11:56

Começou nesta segunda-feira (19/11), a vistoria anual dos táxis que circulam em Camaçari. Técnicos do Ibametro (Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade) realizam a aferição dos taxímetros até sexta-feira (23/11). 

A vistoria, que acontece das 8h às 12h e das 14h às 17h, no pátio da STT (Superintendência do Trânsito e Transportes), obedece a um cronograma de acordo com o número final da placa do veículo.

Para realizar a vistoria, os taxistas devem comparecer ao local com o documento de licenciamento do veículo atualizado e o certificado da última aferição. O proprietário do táxi ainda deve pagar a taxa de verificação anual do Ibametro, através de boleto emitido pelo órgão, no valor de R$ 37,50. O documento foi emitido previamente, mas o taxista que ainda não estiver de porte do boleto pode retirar no local da vistoria.

Durante a inspeção, os técnicos fazem uma verificação visual do taxímetro e conduz o taxista à pista demarcada na avenida Jorge Amado, para realizar o teste de medição. No local, é feito um percurso de um quilômetro e conferido se o preço registrado pelo aparelho corresponde ao valor que o usuário deve pagar em relação ao custo da tabela.

De acordo com o coordenador da área de taxímetro do Ibametro, Roberto Pacheco, a verificação é obrigatória e visa coibir irregularidades. “Verificamos se o aparelho está funcionando direito e cobrando o valor correto, conforme estabelecido pela Prefeitura”, informou.

O coordenador orienta os usuários que evitem fazer acertos de tarifa e peçam para que o taxista ligue o taxímetro, “a fim de pagar o valor justo pela corrida”, explica.

Quem preferir antecipar a verificação do taxímetro pode comparecer ao local, independente da tabela de datas da vistoria. 

Para o taxista Carlos Antonio Ribeiro, a vistoria é importante, pois dá seriedade e confiabilidade ao serviço. “Faço questão realizar a vistoria todos os anos e trabalhar dentro das normas vigentes”, disse.

Usuária dos serviços de táxis no Município, a cabeleireira Rut Schmitt aprova a iniciativa, pois é uma “garantia de que os consumidores não estão sendo lesados”, avaliou.

Atualmente, 186 táxis estão cadastrados em Camaçari, com taxímetros vinculados ao Sindtac (Sindicato dos Motoristas de Táxi e Autônomos de Camaçari). Os taxistas que não comparecerem à vistoria e não justificarem a ausência serão autuados e podem pagar multas a partir de R$600,00.           

TABELAS DE DATAS DA VISTORIA

19/11 (segunda-feira) – Final da placa 1 e 2

20/11 (terça/feira) – Final da placa 3 e 4

21/11 (quarta-feira) – Final da placa 5 e 6

22/11 (quinta-feira) – Final da placa 7 e 8

23/11 (sexta-feira) – Final da placa 9 e 0

Slideshow | 4 fotos

Vistoria vai até o próximo dia 23

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue nesta quinta (28) com antecipação de doses

Vacinação contra Covid segue nesta quinta (28) com antecipação de d...

Curso prepara ambulantes e baianas de acarajé para o verão

Curso prepara ambulantes e baianas de acarajé para o verão

Membros do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Social tomam posse

Membros do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Socia...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.