A Superintendência de Trânsito e Transporte (STT) de Camaçari realiza a aferição dos taxímetros de táxis até sexta-feira (4/12). A inspeção é feita anualmente, em parceria com o Ibametro (Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade). O trabalho está sendo realizado na sede da STT, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
A finalidade é verificar se existe alguma irregularidade nos aparelhos, a exemplo de violação, para garantir ao consumidor a precisão do valor da corrida apresentado pelo medidor.
O taxista deve comparecer com o documento do veículo e a certificação da aferição do ano passado. Depois da vistoria, os técnicos lacram o taxímetro para evitar qualquer tipo de adulteração.
Caso o taxista não faça a aferição no prazo determinado, o carro será notificado pelo Ibametro, que poderá aplicar uma advertência ou multa de R$ 435,00.
De acordo com o diretor de Transporte da STT, Antonio Jambeiro, existe no Município 365 táxis, entre sede e orla, e até hoje nunca foi encontrado nenhum tipo de fraude.
O taxista Manoel de Oliveira Neto fez a aferição e disse que considera a medida importante, porque garante os direitos do cliente. A STT fica na rua Lateral de Dentro, no Jardim Limoeiro.