Violação revela interesse eleitoral

Iwwa Agência
Publicado 14/09/2012 05:09:02

A interrupção, na terça-feira (11/09), dos serviços prestados pelo Siga Saúde de Camaçari, responsável pela marcação de consultas e exames via SUS (Sistema Único de Saúde) para toda a rede – municipal, estadual e federal – ocorreu porque o sistema, informatizado, foi violado, revelando interesses eleitorais em favor de um dos candidatos a prefeito no Município.

Em todo e qualquer comprovante de agendamento de consulta ou exame retirado apareciam frases com textos em que se fazia a propaganda eleitoral de um candidato a prefeito no Município. Tão logo constatou a violação, a Sesau (Secretaria de Saúde do Município) suspendeu o funcionamento do Siga, enquanto técnicos do setor de tecnologia da informação faziam a limpeza do sistema, o que durou dois dias.

A Prefeitura, através da Sesau, apresentou notícia crime na Polícia Federal, protocolada sob o número 08255.025307/2012-85. A PF está investigando o caso para identificar os responsáveis. Com a suspensão dos serviços do Siga, que durou 48 horas – só voltou a funcionar na manhã de quinta-feira (13/09) -, tempo em que foi feita a limpeza do sistema, mais de 4 mil pessoas foram prejudicadas pois ficaram impossibilitadas de marcar consultas e exames.

A violação do Siga, como ficou constatado nas apurações preliminares, foi feita por funcionário com acesso a senha ao sistema. A pessoa já está identificada, mas o nome tem sido mantido em sigilo para não atrapalhar as investigações da Polícia Federal. 

 

Foto: Divulgação

Notícia crime apresentada na Polícia Federal -

Mais Notícias

Sedur visita empreendimento instalado em Catu De Abrantes

Sedur visita empreendimento instalado em Catu De Abrantes

Serviço de urgência e emergência será ampliado em Camaçari

Serviço de urgência e emergência será ampliado em Camaçari

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 15 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 15 de outubro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.