Vila de Abrantes recebe Delegacia Itinerante

ASCOM BOT
Publicado 06/03/2010 05:03:05

Oferecer apoio, orientação jurídica e psicológica, além de fortalecer a rede de atenção e proteção às mulheres. Com esse viés, a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Promoção da Mulher e da Reparação (Seprom), em parceria com a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) do Município, iniciou neste sábado (06/03), o projeto Deam/Seprom Itinerante, na Biblioteca Ler é Preciso, em Vila de Abrantes.

De acordo com a delegada da Deam, Thais do Rosário, a iniciativa vai acontecer todos os sábados deste mês, como parte do projeto Março Mulher que desenvolve várias ações em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, no próximo dia 8. A delegada ainda afirmou que a intenção é levar, mensalmente, a Delegacia Itinerante para todas as localidades do Município.

A delegada do Departamento de Crimes Contra a Vida, Isabel Alice Jesus, destacou Camaçari como referência no cuidado à mulher. Ela, que já foi titular da Deam de Salvador por mais de 12 anos, falou da importância da ofertas de serviços destinados às mulheres do Município. “Aqui, é uma das redes mais completas que conheço. Tem secretaria, delegacia, hospital e centro de referência da mulher.”

As mulheres que buscaram informações no primeiro dia de funcionamento da Delegacia Itinerante foram acolhidas por assistentes sociais, e encaminhadas para diversos setores, de acordo com a necessidade. No caso de questões policiais, elas foram atendidas na unidade móvel da Deam, já as demandas de cunho social, psicológico ou jurídico, o atendimento foi realizado por profissionais da Seprom.

Segundo a secretária da Seprom, Aurenita Castillo, a ação traz os serviços de atenção à mulher para as comunidades mais distantes, já que muitas dessas mulheres não possuem recursos financeiros para se deslocarem até a sede do Município.

Ela destacou também, a importância da gestão do prefeito Luiz Caetano que sempre demonstrou grande sensibilidade e preocupação em construir uma rede forte de proteção às mulheres. Foi na sua gestão que o Município implantou a Secretaria da Mulher, anseio antigo das moradoras de Camaçari.

A secretária de Desenvolvimento Social (Sedes), Jailce Andrade, presente na ocasião, disse que a Sedes também será parceira do projeto. No próximo encontro, em Barra do Pojuca (13/03), profissionais da secretaria irão participar da iniciativa. O deputado estadual Bira Coroa (PT) também prestigiou a inauguração da Delegacia Itinerante.

Ainda este mês, outras localidades serão beneficiadas com a Deam/Seprom Itinerante. No próximo sábado (13/03), será a vez de Barra do Pojuca receber a iniciativa. No dia 24, a ação chega à Arembepe e, no dia 27, em Monte Gordo. Durante os encontros, as moradoras vão ter acesso às explicações sobre os tipos de violência que podem sofrer, seja psicológica, física ou patrimonial.

Foto: Carol Garcia

Unidade móvel da Deam atende em Vila de Abrantes -

Mais Notícias

Fábrica Eliane passará por modernização em Camaçari

Fábrica Eliane passará por modernização em Camaçari

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 22 de Janeiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 22 de Janeiro de 2021

Incêndios lideram chamados na Defesa Civil em parcial do mês de janeiro

Incêndios lideram chamados na Defesa Civil em parcial do mês de jan...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.