A orla de Camaçari pode ganhar uma unidade da CIPE (Companhia Independente de Policiamento Especializado), no próximo ano. A solicitação da nova base foi feita nesta quinta-feira (13/10), pelo prefeito Luiz Caetano, ao comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, Coronel Alfredo Castro, durante a cerimônia de inauguração da nova base da CIPE/PI, no Polo Industrial. A unidade policial deve funcionar em Vila de Abrantes.
Durante a cerimônia, o comandante da CIPE/PI, major Adalberto Píton, homenageou o prefeito Luiz Caetano com a entrega do Diploma de Colaborador, em função do apoio prestado às ações da unidade policial. A honraria foi entregue pelo coronel Alfredo Castro, que também foi homenageado com uma placa.
Caetano agradeceu a homenagem e lembrou que graças ao trabalho conjunto, realizado entre as polícias civil e militar, Camaçari tem hoje um dos melhores sistemas de segurança pública. Trabalho este que “começou com o coronel Castro, quando comandou o 12º Batalhão”, observou.
O coronel Castro, ressaltou que a passagem pelo 12º Batalhão de Polícia Militar de Camaçari foi o alicerce para chegar ao Comando Geral da Polícia Militar da Bahia. “Hoje, eu trabalho em prol dos 417 municípios baianos, mas o sangue que corre em minhas veias é soteropolitano, bombeado por um coração camaçariense”, declarou.
Por fim, o coronel Alfredo Castro fez questão de parabenizar o major Adalberto Píton pela competência no comando da CIPE/PI.
Após a cerimônia, o prefeito Caetano e o coronel Castro conheceram as instalações da unidade operacional, assim como o projeto de ampliação da base, que visa a construção de dois alojamentos, academia e sala de instrução. A proposta é que a CIPE/PI possa formar efetivo na própria unidade.
De acordo com o Major Adalberto Píton, a previsão é de que a CIPE/PI amplie o efetivo a partir de novembro, quando devem chegar 40 policiais para atuar nas unidades a serem instaladas nas cidades de Simões Filho e Candeias.
CIPE/PI
A Cipe do Polo Industrial está diretamente ligada ao comando de Polícia Especial de Salvador e realiza o apoio no policiamento de todas as unidades da região industrial, atendendo, além da sede de Camaçari e região do Polo Industrial, os municípios de Dias D`Ávila, Simões Filho, Candeias, Madre de Deus, São Sebastião do Passé e São Francisco do Conde.
Atualmente, a CIPE/PI trabalha com um efetivo de 90 homens e o suporte de sete viaturas. A nova sede conta com seis salas administrativas, quatro alojamentos com banheiros, duas salas estratégicas de suprimento militar, copa, banheiros masculino e feminino, deposito e área externa. Há ainda uma academia de musculação, que continua funcionando na antiga base, no Ceped (Centro de Pesquisas e Desenvolvimento) da Uneb, até ser transferida para a nova base, após a ampliação.
A CIPE/PI foi criada em 2008.