Na próxima semana, começa a funcionar o posto de coleta da Unidade Básica (UBS) de Vilas de Abrantes, na orla de Camaçari. Com a inauguração, sobe para 15 o número de unidades deste tipo em funcionamento no Município.
Os postos de coleta otimizam o tempo entre a consulta e os exames laboratoriais, pois o paciente pode fazer as duas coisas no mesmo local, reduzindo o prazo de entrega dos resultados. São oferecidos serviços como sumário de urina, parasitológico de fezes, exame de sangue e triglicérides.
O Pronto Atendimento (PA) de Nova Aliança, no Phoc 2, será o primeiro a ter laboratório próprio. Com previsão de iniciar as atividades em outubro próximo, a intenção é implantar o serviço em todos os PAs de Camaçari.
Os postos de Saúde da Família (PSF) dos bairros de Santo Antônio e Parque Verde já concluíram as obras de implantação dos postos de coleta. O momento é de adequação e preparação de equipe para atendimento.
Atualmente, funcionam os postos de coletas da UBS da Gleba E, Camaçari de Dentro, Nova Aliança, Gravatá, Gleba B e Monte Gordo mais dos PSFs do Phoc 3, Parafuso, Piaçaveira, Verdes Horizontes, Novo Horizonte, Jauá e Barra do Pojuca, além da Policlínica do Centro. Cerca de 30 pessoas são atendidas por dia em cada unidade.
LABORATÓRIO CENTRAL
O projeto de construção do Laboratório Central de Camaçari já foi concluído. A unidade vai oferecer serviços de bioquímica, parasitologia e uroanálise para cerca de mil pacientes por dia. Serão beneficiados moradores de Camaçari e cidades vizinhas.
O laboratório vai contar com área construída de 500 metros quadrados, na avenida Industrial Urbana, no bairro Ponto Certo. Na mesma região, está em construção o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e um PSF, que vai atender a comunidade do Inocoop e do Ponto Certo.