Vila de Abrantes faz festa pelos 250 anos

ASCOM BOT
Publicado 10/09/2008 08:09:40

No dia 21 de setembro, o distrito de Vila de Abrantes, na orla de Camaçari, estará em festa para a comemoração dos 250 anos do Município. Às 14h, os festejos serão abertos com desfile cívico, com participação de 21 escolas.

As homenagens acontecem um domingo antes do aniversário do Município, comemorado em 28 de setembro. A abertura será feita pelo Tiro de Guerra e o percurso sai da escola Darcy Mamede de Queiroz, seguindo pela Avenida Tiradentes, rua Vieira de Melo, terminando na praça da Matriz.

Este ano, o tema central são os 450 anos de criação da Vila do Espírito Santo, onde chegaram os jesuítas e celebraram a primeira missa. Também serão homenageados os 250 anos de emancipação política de Camaçari.

O desfile será divido em alas, enfocando o nascimento de Abrantes, a miscigenação cultural, belezas naturais, cultura da paz, árvore que chora também sorri, História, conquistas e transformações, projeto Mojú, turismo, indústrias e profissões.

HISTÓRIA
De acordo com o livro do professor Eduardo Cavalcanti Silva, Abrantes Berço da Civilização Brasileira, o Grêmio Litero Musical Marques de Abrantes foi fundado no dia 21 de setembro de 1945 para enaltecer o passado glorioso de Abrantes, tirando o local do esquecimento e fazendo justiça perante a história.

Segundo o autor, desde então a sociedade passou a comemorar o Dia de Abrantes, no primeiro domingo após o dia 21 de setembro, com festas cívicas e encontros de intelectuais, da capital e cidades vizinhas, trazendo, cada um, a contribuição nos conhecimentos sobre o passado da velha povoação do Divino Espírito Santo.

No dia 29 de setembro de 1957, o prefeito José Evaristo de Souza levou à Câmara Municipal mensagem instituindo o Dia de Abrantes, a ser comemorado no primeiro domingo após o dia 28 de setembro de cada ano. Depois de muitos anos a programação mudou e os festejos passaram a ser abertos um domingo antes da comemoração do aniversário do Município.

Foto: Arquivo

Igreja de Abrantes é uma das mais antigas do Brasil -

Mais Notícias

Prefeitura de Camaçari apresenta Plano de Vacinação contra a Covid-19

Prefeitura de Camaçari apresenta Plano de Vacinação contra a Covid-19

Sejuv inicia práticas de HIIT Funcional e Aeróbica no estádio municipal

Sejuv inicia práticas de HIIT Funcional e Aeróbica no estádio munic...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 15 de Janeiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 15 de Janeiro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.