Vila de Abrantes abre festa pelos 250 de Camaçari

Iwwa Agência
Publicado 22/09/2008 09:09:27

Índios, portugueses, jesuítas, vaqueiros, baianas e marinheiros foram alguns dos personagens que remontaram a história dos 450 anos da criação da Vila do Espírito Santo, comemorada na tarde de domingo (21/09), em Vila de Abrantes.

O desfile abriu a festa pelos 250 anos de Camaçari, que acontece no próximo dia 28, no centro de Camaçari.

Conhecida como a primeira sede administrativa de Camaçari, Vila de Abrantes foi palco para apresentação de 19 escolas públicas e uma particular, fanfarras, Tiro de Guerra, grupos de coral, Filarmônica 28 de Setembro, desbravadores, banda da Polícia Militar da Bahia e Bamuca (Banda Municipal de Camaçari).

Quem abriu o desfile foi a escola Darcy Mamede de Queiroz, local de onde saiu o cortejo. Os grupos seguiram pela avenida Tiradentes, rua Vieira de Melo, terminando na praça da Matriz.

Orgulhosa em participar do desfile pelo terceiro ano consecutivo, a estudante Júlia Graziela Novaes, 17 anos, se sente parte da história de Vila de Abrantes. “Esse é um momento de resgate da nossa cultura. Pra mim está aqui é mostrar às pessoas um pouco da vida dos nossos antepassados”.

Etelvina Nazaré dos Santos se emociona ao ver as duas filhas e netos participando da festa pelos 450 anos de criação da Vila do Espírito Santo. “Nasci em Vila de Abrantes e sempre me emociono nesta data. Hoje, aos 63 anos, trago meu marido e genro para prestigiarem o desfile”.

O desfile também contou com a participação das escolas Maclina Maria da Glória, Marquês de Abrantes, Eliza Dias de Azevedo, Fonte da Caixa, Silvio Pereira Franco, Tancredo Neves, Thomaz Camilo, Catu de Abrantes, Lídia Coelho, Giltônia Pereira de Souza, Hermógenes Bispo de Souza, Barra do Jacuípe, Aloísio de Oliveira, Boa Esperança, Amélia Rodrigues, Marcelina Bispo da Silva, Barra do Pojuca, Américo Ferreira e Sorriso Mágico.

A coordenadora pedagógica da Eliza Dias de Azevedo lembra que desde o mês de janeiro vem trabalhando com os alunos para confecção das fantasias. “Trouxemos para a rua o potencial industrial de Camaçari, a cultura da cidade, a riqueza da fauna e da flora e os quatro elementos da terra”, comemora Joseane Queiroz, afirmando que pela primeira vez o desfile contou ainda com a participação dos estudantes do período noturno.

PRESENÇAS
Estiveram presentes no desfile de Vila de Abrantes os secretários municipais do Governo (Segov) Jailce Andrade, da Integração da Orla (Seorla) Márcia Guimarães, da Indústria, Comércio e Serviços (Seinc) Djalma Machado, dos Serviços Públicos (Sesp) Eduardo Magalhães, da Saúde (Sesau) Efigênia Cardoso, do Saneamento Básico (Sesan) Everaldo Siqueira, do Desenvolvimento do Turismo (Setur) José Cupertino, da Mulher (Semu) Aurenita Castillo e do Esporte e Lazer (Sedel) Vital Vasconcelos.

Também marcaram presença o procurador-geral do Município José Orlando, coordenador da Defesa Civil Silvestre de Almeida, diretora-presidente da Limpec, Lezineide Andrade e o tenente-coronel Nilton Barbosa, comandante da 59ª Companhia Independente da Polícia Militar de Arembepe.

Foto: Nelinho Oliveira

Desfile conta 450 anos da antiga Vila do Espírito Santo -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nesta terça (7/12)

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nes...

Tranquilidade e organização marcam início da entrega dos cupons da Cesta de Natal na sede

Tranquilidade e organização marcam início da entrega dos cupons da ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.