Vila de Abrantes abre festa dos 251 anos

Iwwa Agência
Publicado 21/09/2009 02:09:33

Os moradores de Vila de Abrantes, orla de Camaçari, viveram neste domingo (20/09) mais um dia histórico, com a realização do desfile por alunos de 21 escolas da região, dando início as comemorações dos 251 anos do Município.

As festividades prosseguem durante a semana e serão encerradas na próxima segunda-feira (28/09), data do aniversário da cidade, com uma grande festa cívica na sede.

O prefeito Luiz Caetano destacou a importância da data cívica, lembrando que há 30 anos participa do desfile, “um evento coletivo de cidadania”. A festa começou com a execução do Hino Nacional pela Filarmônica 28 de Setembro e a participação dos soldados do Tiro de Guerra. A primeira das 19 escolas a desfilar foi o Centro Educacional Barra do Pojuca.

Para o secretário da Educação, Luiz Valter Lima, o desfile de Abrantes “é, acima de tudo, a afirmação da identidade do povo de Camaçari”, acrescentando que “aqui é o berço do Município”.

Cerca de 3 mil alunos desfilaram em um trajeto de, aproximadamente, dois quilômetros, da escola Darcy Mamede de Queiroz até a Praça da Matriz. O tema deste ano foi A escola como ambiente de aprendizagem.

A dona de casa Maria Lima era só alegria, com a presença dos dois filhos, Yasmim e Luiz Afonso, no desfile. “Há dois anos que eles participam e me deixam muito orgulhosa”, ressaltou.

A presidente da Câmara Municipal, Luiza Maia, disse ser uma entusiasta das datas cívicas. “É uma honra participar do desfile de Vila de Abrantes”, revelou, ao tempo em que elogiou o “trabalho belíssimo” feito pelas escolas e alunos.

A festa foi animada pela Bamuca (Banda Municipal de Camaçari) e pelas fanfarras Estudantil de Vila de Abrantes (Fanesva), de Parafuso (Fanesp) e Estudantil de Camaçari (Fanesc). Também participaram os grupos Desbravadores, Capoeira Engenho e Associação Progresso de Vila de Abrantes.

A solenidade é organizada pela Secretaria da Educação (Seduc) e pela Coordenação de Eventos, com o apoio das secretarias municipais da Saúde (Sesau), do Desenvolvimento Urbano (Sedur), da Superintendência do Trânsito e Transportes (STT), da Coordenação da Defesa Civil (Codec) e da Polícia Militar.

Estiveram presentes ao desfile os secretários Francisco Franco (Governo), Jaílce Andrade (Desenvolvimento Social), José Cupertino (Desenvolvimento Urbano), Ademar Delgado (Administração), Waldy Freitas (Turismo), Vital Vasconcelos (Cultura) e de Relações Institucionais, Ademar Lopes.

Além do diretor presidente da Limpec, Domingos Barbosa, dos coordenadores Bira Chinelli (Eventos), Maurício Bomfim (Defesa Civil), Miriam Bittencourt (programa Bolsa Educação), e os tenentes-coronéis PM, Aloísio Campos, Silvio Santos Lima, comandante da 59ª Companhia Independente da Polícia Militar, e os vereadores Oto da Farmácia e José Marcelino.

Slideshow | 5 fotos

Vila de Abrantes abre festa dos 251 anos

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (27) e aprazados da 2ª dose para a terça (28/9) devem antecipar a vacina

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (27) e aprazados da 2ª d...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de setembro de 2021

Camaçarienses que inspiram: Edicleia Pereira Dias

Camaçarienses que inspiram: Edicleia Pereira Dias

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.