Vila de Abrantes abre festa dos 251 anos

Iwwa Agência
Publicado 21/09/2009 02:09:33

Os moradores de Vila de Abrantes, orla de Camaçari, viveram neste domingo (20/09) mais um dia histórico, com a realização do desfile por alunos de 21 escolas da região, dando início as comemorações dos 251 anos do Município.

As festividades prosseguem durante a semana e serão encerradas na próxima segunda-feira (28/09), data do aniversário da cidade, com uma grande festa cívica na sede.

O prefeito Luiz Caetano destacou a importância da data cívica, lembrando que há 30 anos participa do desfile, “um evento coletivo de cidadania”. A festa começou com a execução do Hino Nacional pela Filarmônica 28 de Setembro e a participação dos soldados do Tiro de Guerra. A primeira das 19 escolas a desfilar foi o Centro Educacional Barra do Pojuca.

Para o secretário da Educação, Luiz Valter Lima, o desfile de Abrantes “é, acima de tudo, a afirmação da identidade do povo de Camaçari”, acrescentando que “aqui é o berço do Município”.

Cerca de 3 mil alunos desfilaram em um trajeto de, aproximadamente, dois quilômetros, da escola Darcy Mamede de Queiroz até a Praça da Matriz. O tema deste ano foi A escola como ambiente de aprendizagem.

A dona de casa Maria Lima era só alegria, com a presença dos dois filhos, Yasmim e Luiz Afonso, no desfile. “Há dois anos que eles participam e me deixam muito orgulhosa”, ressaltou.

A presidente da Câmara Municipal, Luiza Maia, disse ser uma entusiasta das datas cívicas. “É uma honra participar do desfile de Vila de Abrantes”, revelou, ao tempo em que elogiou o “trabalho belíssimo” feito pelas escolas e alunos.

A festa foi animada pela Bamuca (Banda Municipal de Camaçari) e pelas fanfarras Estudantil de Vila de Abrantes (Fanesva), de Parafuso (Fanesp) e Estudantil de Camaçari (Fanesc). Também participaram os grupos Desbravadores, Capoeira Engenho e Associação Progresso de Vila de Abrantes.

A solenidade é organizada pela Secretaria da Educação (Seduc) e pela Coordenação de Eventos, com o apoio das secretarias municipais da Saúde (Sesau), do Desenvolvimento Urbano (Sedur), da Superintendência do Trânsito e Transportes (STT), da Coordenação da Defesa Civil (Codec) e da Polícia Militar.

Estiveram presentes ao desfile os secretários Francisco Franco (Governo), Jaílce Andrade (Desenvolvimento Social), José Cupertino (Desenvolvimento Urbano), Ademar Delgado (Administração), Waldy Freitas (Turismo), Vital Vasconcelos (Cultura) e de Relações Institucionais, Ademar Lopes.

Além do diretor presidente da Limpec, Domingos Barbosa, dos coordenadores Bira Chinelli (Eventos), Maurício Bomfim (Defesa Civil), Miriam Bittencourt (programa Bolsa Educação), e os tenentes-coronéis PM, Aloísio Campos, Silvio Santos Lima, comandante da 59ª Companhia Independente da Polícia Militar, e os vereadores Oto da Farmácia e José Marcelino.

Slideshow | 5 fotos

Vila de Abrantes abre festa dos 251 anos

Mais Notícias

Elinaldo entrega Praça e Campo para moradores do Bosque do Guaraípe em Barra do Jacuípe

Elinaldo entrega Praça e Campo para moradores do Bosque do Guaraípe...

Período de rematrícula em equipamentos da Secult acontece em janeiro

Período de rematrícula em equipamentos da Secult acontece em janeiro

Há uma década instalado em Camaçari, 10º GBM e Prefeitura mantêm importante parceria

Há uma década instalado em Camaçari, 10º GBM e Prefeitura mantêm im...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us