Vigília marca abertura da campanha

Iwwa Agência
Publicado 21/11/2013 11:11:58

A abertura da campanha mundial 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher aconteceu na noite de quarta-feira (20/11), com a vigília mobilizadora de protesto, na praça Desembargador Montenegro.

O evento foi prestigiado por populares e ativistas em favor dos direitos da mulher, além de autoridades, como o prefeito Ademar Delgado, que ressaltou a importância da campanha no Município. “É papel da Prefeitura apoiar iniciativas como essas. Devemos combater todo e qualquer tipo de discriminação, de forma que todas as pessoas tenham os direitos assegurados”, afirmou.

O reflexo dos investimentos nos setores da educação e da saúde na vida das mulheres de Camaçari também foi destacado pelo prefeito, ao lembrar que a construção da Maternidade de Camaçari proporcionará às gestantes mais conforto em um momento especial na vida das mulheres, “além disso, com a construção de novas creches vamos possibilitar maior independência às mães que poderão trabalhar e deixar os filhos em um local seguro, com a garantia de um ensino de qualidade”, completou.

O avanço nas políticas públicas voltadas para as mulheres em Camaçari foram destacadas pela secretária da Mulher, Solidade Caetano. “Temos desenvolvido, ao longo dos meses, diversas atividades e cursos, além do trabalho social desenvolvido no Centro de Referência na Atenção à Mulher Yolanda Pires e pela DEAM (Delegacia Especial de Atenção à Mulher)”.

Ao participar da abertura da campanha, a deputada estadual Luiza Maia (PT) falou parabenizou a Prefeitura por ter aderido as atividade do 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher. “É necessário fazer esse enfrentamento. Fico muito feliz em saber que as mulheres de Camaçari contam com ações como essas, que alertam e dá coragem para que continuem na luta”.

Na avaliação da presidente do Conselho Municipal da Mulher, Viviane Teixeira, a Prefeitura está de parabéns pelas escolhas das atividades que serão desenvolvidas na cidade durante a campanha. “Já tivemos milhares de conquistas nos últimos anos, mas é muito bom saber que existe uma Secretaria empenhada em ampliar as ações de combate à violência contra a mulher”, pontuou.

Também participaram da abertura da campanha a vice-prefeita Maria do Carmo Siqueira e o vereador José Marcelino (PT).

CAMPANHA

Durante a Vigília, foram entregues panfletos educativos sobre a campanha, exibidos filmes que retratam a violência contra a mulher, a exemplo do Quem Ama Abraça, e realizadas apresentações musicais com as cantoras Laís Martins, Ana Sampaio e Jaguarana, que interpretaram músicas com temas voltados para a valorização das mulheres.

A próxima atividade da campanha acontece quinta-feira (28/11), na localidade de Arembepe, com ações de conscientização na praça das Amendoeiras. O encerramento acontece dia 10 de dezembro, com dinâmicas mobilizadora nas sinaleiras do Centro, para alertar a população para a atividade do laço branco, que traz uma reflexão sobre o fim da violência contra a mulher.

Durante a campanha serão desenvolvidas palestras no Centro de Referência na Atenção à Mulher Yolanda Pires e atendimentos psicossocial e jurídico às mulheres de Camaçari em situação de risco.

Na Bahia, a campanha mundial 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher começa sempre no dia 20 de novembro, no Dia da Consciência Negra. A alteração da data, que mundialmente é iniciada no dia 25 de novembro, visa destacar a dupla discriminação sofrida pelas mulheres negras e lutar pela erradicação da violência na garantia dos direitos humanos.

Slideshow | 4 fotos

Vigília marca abertura da campanha

Mais Notícias

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audiência pública

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audi...

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.