Importante para o controle e fiscalização de estabelecimentos que possam oferecer riscos à saúde, a Vigilância Sanitária de Camaçari é responsável pela vistoria de farmácias, asilos, clínicas, creches, hospitais, restaurantes, cozinhas industriais, cantinas escolares, hotéis, lanchonetes, entre outros.
De acordo com a nutricionista do órgão, Alcione Cardoso, se a vigilância observar que existe perigo à saúde, o local é notificado e tem de 24 horas a 30 dias para cumprir as medidas notificativas. Caso não cumpra, o estabelecimento pode ser multado, advertido ou interditado.
Em caso de emergência, sempre existe uma equipe do órgão de prontidão. Normalmente, a Vigilância Sanitária trabalha com as demandas geradas através dos pedidos de alvarás de funcionamento e com denúncias.
Para quem deseja abrir um comércio que possa oferecer riscos à saúde, é necessário comparecer à Central de Atendimento Municipal (CAM), localizada no centro administrativo, e pedir a licença para funcionar. O órgão faz a vistoria e disponibiliza ou não o alvará.
As denúncias podem ser feitas no balcão da Vigilância Sanitária, que funciona na avenida Francisco Drumond, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.