A preservação e conservação do patrimônio público são garantidas, em Camaçari, por 222 servidores, que diariamente fiscalizam os 63 espaços públicos do Município. Os vigilantes trabalham em equipe, em pontos fixos e móveis.
De acordo com o supervisor de vigilância da Secretara da Administração (Secad), Claudemiro Júnior, as maiores incidências de depredações são nas praças. É preciso conscientização da população para manter os espaços, que é de todos. A Prefeitura constrói para oferecer lazer aos moradores, conclui.
Em caso de destruição das áreas de lazer, a população deve ligar para a vigilância administrativa, por meio do telefone 08002847799. A ligação é gratuita e pode ser feita a qualquer hora do dia.
Quem for flagrado praticando atos contra os patrimônios do Município, será encaminhado para delegacia. Caso seja menor de idade, para o conselho tutelar ou juizado de menores.
O coordenador administrativo da Secad, Francisco Castro, chama a atenção para importância da manutenção dos espaços. Se as pessoas não preservarem o patrimônio, o Município vai ter que gastar mais dinheiro com a recuperação, diz.
O setor de vigilância da Secretaria da Administração é responsável pela preservação e fiscalização de todos os bens públicos do Município, exceto os postos de saúde, a cargo da Secretaria da Saúde (Sesau) e os prédios escolares, de responsabilidade da Secretaria da Educação (Seduc).