Vereadores elogiam transparência do governo

Iwwa Agência
Publicado 25/02/2010 05:02:02

O secretário da Fazenda de Camaçari, Paulo César Gomes, e a controladora geral, Sumaia Campos, realizaram nesta quinta-feira (25/02), a prestação de contas do Executivo municipal em audiência pública na Câmara de Vereadores. A sessão foi presidida pelo vereador Teo Ribeiro (PT).

Após a apresentação, o secretário Paulo César Gomes, se colocou a disposição dos vereadores para abrir as contas da Prefeitura e informou que as mesmas podem ser acompanhadas mensalmente pelo site do Tribunal de Contas do Município.

O vereador Alfredo Andrade (PT) agradeceu ao secretário pela transparência, segurança e precisão na prestação de contas. “Essa postura é importante pelo fato de mostrar, com seriedade, o que é feito com o dinheiro do Município”.

Na oportunidade, o vereador Teo Ribeiro (PT), parabenizou o secretário da Fazenda pela “didática que usa para fazer com que a população entenda, de forma clara, essa matemática das contas públicas”.

No plenário, Maria Bernadete Oliveira Curtinhas, 51 anos, moradora da localidade de Barra do Pojuca, observou que é importante expor para a população os valores arrecadados pela Prefeitura e como são investidos. Ela falou também do papel da comunidade. “Acho que o povo deveria participar mais, principalmente para ficar por dentro de tudo”.

AS CONTAS
De acordo com os dados apresentados, a Prefeitura arrecadou em 2009, R$ 503.595 milhões, 52.971 milhões a menos do que o previsto para o ano. No entanto, a administração pública agiu com cautela e conseguiu economizar uma quantia considerável, alcançando um resultado primário de R$ 14.909 milhões.

O investimento na educação, saúde e com a folha de pessoal também chama atenção. A Constituição Federal preconiza um investimento mínimo de 25% na educação e 15% na saúde. Em 2009, a Prefeitura investiu 25,58% e 17,92%, respectivamente, na educação e saúde. No caso do gasto com pessoal, Camaçari investiu 47,78% da receita, valor abaixo do limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, de até 54%.

Foto: Nelinho Oliveira

Prestação de contas do governo foi feita em audiência pública -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid continua em Camaçari nesta segunda (8)

Vacinação contra Covid continua em Camaçari nesta segunda (8)

Prefeito Elinaldo deseja boa sorte à Seleção de Camaçari em disputa pelo Intermunicipal

Prefeito Elinaldo deseja boa sorte à Seleção de Camaçari em disputa...

Mais 5 candidatos se classificam nas apurações do A Voz Kids

Mais 5 candidatos se classificam nas apurações do A Voz Kids

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us