Vereadora promete Legislativo independente

Iwwa Agência
Publicado 01/01/2009 03:01:26

Mesmo reconhecendo que Camaçari vive um momento especial, com o trabalho que vem colocando o Município nos “trilhos do desenvolvimento”, a vereadora Luiza Maia (PT) garante que a relação com o poder Executivo será harmoniosa, marcada pela independência.

Reeleita presidente do Legislativo para o biênio (2009/2010), com 11 votos favoráveis, um contra e uma abstenção, a vereadora assegurou que o processo de modernização e ampliação das ações da Câmara continua com a transmissão da TV Câmara em sinal aberto e a criação da Rádio Câmara.

Segunda mulher a presidir a Casa, Luiza Maia também garantiu a realização de concurso público, criação da Tribuna Cidadã e da Comissão Legislativa, estrutura que vai permitir a transformação de propostas populares em leis municipais.

Prestes a completar 61 anos no próximo dia 21 de março, a Câmara de Vereadores de Camaçari inicia a 16ª Legislatura (2009/2012) com 13 representantes de oito partidos.

Completam a nova direção da Mesa da Câmara, o vereador Zé de Elísio na vice-presidência, o Bispo Jair na primeira-secretaria e Alfredo Andrade na segunda-secretaria.

HISTÓRIA
O Legislativo de Camaçari foi fundado em 21 de março de 1948. A primeira Câmara tinha oito vereadores e funcionava num salão localizado nos fundos da antiga sede da Prefeitura.

Em 60 anos de existência, a Câmara de Camaçari teve 25 presidentes em 15 legislaturas. O primeiro dirigente da Mesa foi o vereador Estevam Fagundes da Cunha.

Bancadas

PT
Luiza Maia
José Marcelino
Paulinho do Som
Téo Ribeiro
Cleber Alves

PTB
Carmen Figueiredo

PSC
Dílson Magalhães

PRB
Bispo Jair

PSB
Alfredo Andrade

PSDB
Oto da Farmácia

PTdoB
Zé de Elísio

DEM
Elinaldo
Jorge Curvelo

Suplentes/ coligações

Coligação Raymundo Pinheiro (PT)

João de Araújo

Margarida Galvão

Carla Mendes

Coligação A Voz do Povo (PTN, DEM e PP)

Luís Bacellar Batista

Elias Natan

Maria Del Carmem

Coligação Caminho para o Futuro (PSB e PDT)

João da Galinha

José Matos

Avai Rosa Melo Neto

Coligação Unidos por Camaçari (PTdoB, PPS e PSC)

José Paulo Bezerra

Raimundo Blumetti

Pedro Ribeiro Freitas Filho

Coligação Sementes de Camaçari (PSDB)

Wilton Espírito Santo da Cruz

Sebastião Figueiredo Abreu

Rui Magno de Carvalho

Discurso de Posse da vereadora Luiza Maia

Boa tarde prefeito Caetano, vice
prefeita Dra. Tereza, senhora e senhores vereadores, senhores secretários e secretárias, demais autoridades, público presente no auditório e telespectadores que nos assistem agora pela TV Câmara.

Estou muito feliz e quero agradecer aos meus pares pela confiança depositada, através dos votos que me reconduzem – neste momento – à presidência desta casa.

Não poderia falar dos nossos próximos dois anos de gestão sem lembrar do que foi feito no período em que tive pela primeira vez a honra de presidir o Poder Legislativo de nossa cidade. Em sessenta anos de existência sou a segunda mulher a presidir esta Casa Legislativa.

Na investidura deste cargo tão importante, conseguimos instituir, com a ajuda dos meus pares, algumas marcas históricas na Câmara Municipal de Camaçari, a exemplo da TV câmara, do Observatório Parlamentar da Juventude, da Ouvidoria dentre outras que falarei em outros momentos.

Além da criação de instrumentos que deram mais visibilidade a esta casa, me orgulho muito de ter promovido na nossa gestão uma série de audiências públicas e sessões especiais que fomentaram debates acerca de temas essenciais para a nossa sociedade, como: o combate a discriminação racial, a luta das mulheres, as demandas da juventude, a implantação da cidade técnica universitária, a legalização fundiária, a retirada da linha férrea, e as rádios comunitárias foram alguns dos assuntos abordados nesta casa com a participação massiva da população.

Nesta empreitada de dois anos, ainda tivemos a iniciativa de estimular o resgate histórico desta casa, trabalho que vem sendo conduzido com maestria pelo ex-vereador Mônaco.

Com este objetivo também promovemos uma histórica e emocionante sessão em homenagem aos 60 anos da câmara, dando a possibilidade ao povo de Camaçari de conhecer os personagens que fizeram a história da política camaçariense através de um reencontro que colocou lado a lado figuras que representam e representaram a pluralidade de idéias que este pilar da democracia camaçariense sempre abrigou.

Sem esquecer da necessidade de inserir esta casa nos grandes debates da atualidade, representamos a câmara em importantes fóruns realizados além dos limites do nosso município. Participamos com destaque do encontro de primeiras-damas promovido pelo governo do estado, atuamos no encontro de presidentes de câmaras municipais do estado da Bahia e recentemente estivemos na cúpula da América latina e caribe, realizada na costa do Sauípe com a presença diversos chefes de estado do nosso continente em um momento de colapso da economia capitalista. Lá se discutiu a integração latino-americana, da qual sou signatária entusiasta.

Neste momento especial, em que junto com a posse do legislativo, mais uma vez o prefeito Caetano e a vice doutora Tereza recebem oficialmente a homologação para mais quatro anos de mandato, não poderia deixar de falar da relação harmoniosa que existiu entre os Poderes Legislativo e Executivo, no último período.

Embora em Camaçari a harmonia impere entre os poderes e o legislativo atue de forma autônoma, é preciso falar sobre a concepção vigente na política nacional, em que o poder legislativo ainda tem basicamente atuado como mero homologador das demandas do executivo. Precisamos virar esta página da história, fortalecendo o legislativo em nome do equilíbrio dos braços que constituem o estado brasileiro.

Ainda falando do poder executivo, temos a certeza de que essa casa contará mais uma vez com a parceria do prefeito Caetano, que tem colocado Camaçari nos trilhos do desenvolvimento, promovendo a inclusão social e o crescimento econômico, com uma gestão que repercute em todo o brasil.

Assim como Caetano, sou do PT e quero fazer aqui uma saudação especial ao meu partido, a sua direção municipal, da qual faço parte, e a todos os militantes. Estamos aqui com uma bancada expressiva de cinco vereadores representando a bandeira vermelha e a estrela branca da luta do povo brasileiro, de todos aqueles que, assim como eu, acreditam no socialismo. Afinal de contas, foi a filosofia que nos colocou na militância política e na vida pública.

Mas agora senhor prefeito, senhora vice-prefeita, senhoras e senhores vereadores, quero falar do futuro, que começa hoje. Muito já avançamos, mas ainda há muito mais para se fazer. Quero assumir um compromisso com os meus pares e com o povo de Camaçari para continuar este trabalho na câmara.

Além de consolidar a participação popular e a democratização da câmara, vamos priorizar ainda mais a gestão da casa. O concurso público será um dos expedientes que utilizaremos para garantir a maior profissionalização e eficiência do serviço, sem falar na efetivação da ouvidoria e na apresentação de uma grade de programação para a TV Câmara.

Iniciaremos este novo período com novidades imediatas, com a aprovação do novo regimento interno. Nossas sessões, nas terças e quintas-feiras, serão às 16 horas, possibilitando uma maior presença dos cidadãos que querem acompanhar os trabalhos da câmara. Além disso, teremos a tribuna cidadã, que dará voz às lideranças da sociedade civil organizada, que terá a oportunidade de usar o plenário da câmara para trazer ao público as demandas de interesse coletivo.

Quero me dirigir agora aos meus pares. O compromisso de tratar a todos, independente de ser governo e oposição, indistintamente será ainda mais fortalecido. O Legislativo tem 13 dirigentes e todos merecem o nosso respeito, pois são representantes legítimos do povo de Camaçari.

É com este sentimento que encerro o meu discurso, reafirmando o agradecimento aos meus pares que me escolheram para a tarefa de mais uma vez presidir a câmara municipal de Camaçari.

Muito obrigado a todos e a todas e um 2009 de muitas lutas e conquistas para o povo de Camaçari .

Foto: Carol Garcia

Luiza é a segunda mulher a presidir o Legislativo de Camaçari -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de outubro de 2021

Camaçari é avaliada como gestão de excelência pela Firjan

Camaçari é avaliada como gestão de excelência pela Firjan

Prefeito visita Trevo da Cascalheira neste sábado (23)

Prefeito visita Trevo da Cascalheira neste sábado (23)

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.