Em Camaçari, apenas 13.075 pessoas foram imunizadas contra a gripe. Por isso, a Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari convoca a população para procurar o posto de saúde mais próximo, até sexta-feira (13/05), dia do encerramento da campanha. A meta é vacinar 26.292 pessoas e atingir um percentual mínimo de 80% da meta estipulada.
A vacinação contra a gripe é destinada aos idosos, gestantes e profissionais de saúde, além de crianças de 6 meses de idade a dois anos. No caso das crianças, a dose é dividida em duas aplicações, no intervalo de um mês.
Com as doses aplicadas até segunda-feira (09/05), Camaçari atingiu um índice de 49,73% da meta total. No entanto, há diferenças de percentual entre os grupos contemplados. O dos profissionais de saúde é o que apresenta maior índice de vacinação, 69,89%, seguido do dos idosos, com 52,14%, e o das crianças, 51,06%. O grupo das gestantes foi o que apresentou o índice mais baixo, 31,31%.
De acordo com Carolina Cardoso, enfermeira responsável pela imunização na coordenação de Vigilância Epidemiológica da Sesau, o público alvo foi ampliado com base nos estudos epidemiológicos que identificaram os grupos contemplados como os mais suscetíveis ao vírus.
A vacinação é de extrema importância para prevenir a Influeza e, principalmente, as complicações mais graves decorrentes da gripe, como a pneumonia, segundo a enfermeira.
A Sesau ressalta ainda que as pessoas com alergia severa à proteína do ovo e portadoras da síndrome de Guillain-Barré só devem ser vacinadas mediante avaliação médica.
A vacina é aplicada em todas as USFs (Unidades da Saúde da Família) e UBSs (Unidades Básicas da Saúde) da rede municipal de saúde. O atendimento é feito das 8h às 17h.

Vacina previne a Influeza e complicações da gripe -