Começa nesta terça-feira (18/08) e vai até o dia 19 de setembro a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite, conhecida como paralisia infantil. A meta da Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari é vacinar mais de 20 mil crianças menores de cinco anos.
A vacina pode ser encontrada nos 35 postos de Saúde do Município, que funcionam das 8h às 17h, mais o Hospital Geral de Camaçari (HGC). Os pais devem levar o cartão de vacinação dos filhos.
Com objetivo de evitar uma sobrecarga nos serviços de atenção básica, porta de entrada para os pacientes com suspeita da gripe Infuenza A, e contribuir para que a vacinação ocorra em um cenário mais tranqüilo, o Ministério da Saúde (MS) transferiu o Dia de Mobilização Nacional do dia 22 de agosto para 19 de setembro.
A estrutura conta com 685 profissionais de Saúde distribuídos em 53 postos de vacinação, entre fixos e volantes, na sede e orla. A primeira dose foi disponibilizada entre os dias 15 de junho e 17 de julho, onde foram atendidas mais de 19 mil crianças.
Durante todo ano, independente da campanha, a vacina é oferecida, gratuitamente, nas Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Saúde da Família e HGC.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), não há circulação do vírus da poliomielite no Brasil e em toda a América Latina. O resultado é conseqüência das campanhas de vacinação realizadas desde a década de 1980.

Campanha começa nesta terça-feira em todo o Município -