Camaçari realiza, a partir do dia 18, a segunda etapa da campanha de vacinação contra a Poliomielite, mais conhecida como paralisia infantil. Todas as crianças menores de cinco anos devem tomar a dose, mesmo que tenham sido imunizadas na primeira etapa. A meta da Secretaria da Saúde (Sesau) do Município é vacinar 21.311 crianças.
A população deve procurar um dos 53 postos fixos, distribuídos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Saúde da Família (USF), Hospital Geral de Camaçari (HGC), associações de bairro, creches e escolas municipais.
Outros 34 postos volantes (atendimento feito com veículos) atendem as localidades de difícil acesso.
O Dia D, realizado em todo país, acontece no 22 de agosto. A Prefeitura está preparando programação especial para que todos os pais levem os filhos para tomar a dose da Sabin. A atividade começa às 9h, na Unidade Básica da Saúde de Nova Aliança e vai contar com distribuição de doces, balões e muitas brincadeiras. O Zé Gotinha participa do evento.
Ao todo, 687 profissionais participam da mobilização. A segunda etapa contra a pólio segue até o dia 4 de setembro, no entanto, independente da campanha, a vacina é oferecida, gratuitamente, durante todo ano, nas USF, UBS, HGC e Policlínica.
O atendimento é feito de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para imunização dos menores, os pais devem apresentar cartão de vacinação. A primeira dose foi disponibilizada entre 15 de junho e 17 de julho, quando foram atendidas mais de 19 mil crianças.
PARALISIA INFANTIL
A paralisia infantil é uma doença causada pelo poliovírus e atinge os membros inferiores do corpo. A transmissão se dá através do contato com fezes contaminadas pelo vírus.
A poliomielite não tem tratamento específico e uma vez instalada a doença, o tratamento é a fisioterapia.
Rede de vacinação terá 53 postos fixos e 34 móveis -