Vacinação contra o vírus segue no Município

Iwwa Agência
Publicado 23/08/2016 12:08:08

Segue no Município a imunização para as meninas com idade entre 9 e 13 anos que tomaram a primeira dose da vacina quadrivalente contra o HPV (Papiloma Vírus Humano) em fevereiro. As garotas devem retornar a um posto de vacinação para receber a segunda dose da imunização no intuito de garantir a eficácia no tratamento e a proteção contra o vírus.

Para ser imunizada é preciso que a menina esteja acompanhada pelos pais ou responsáveis legais, além de apresentar o cartão de vacinação e o documento de identidade ou registro de nascimento. A vacina está disponível em todas as UBSs (Unidade Básica de Saúde) e USFs (Unidade de Saúde da Família) de Camaçari, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Atualmente, o Município possui mais de 6.700 garotas na faixa etária do público-alvo da campanha. A meta, preconizada pelo Ministério da Saúde, é de vacinar 80% do grupo, o equivalente a 5.360 jovens. As meninas que ainda não tomaram a primeira dose da vacina devem procurar as unidades de saúde para dar início à imunização.

Para ampliar a cobertura da campanha, a Sesau (Secretaria da Saúde) disponibiliza equipes para irem até as escolas públicas e privadas para aplicar as doses. Para isso, basta que a escola solicite o serviço na unidade de saúde mais próxima. Para a aplicação da dose na escola é necessário apresentar a autorização dos pais ou responsáveis legais, além do cartão de vacina e RG.

A vacina contra o HPV está incorporada ao calendário nacional de vacinação e complementa as ações de prevenção ao câncer de colo de útero, como o uso de preservativo nas relações sexuais. A enfermidade é responsável por 70% dos casos da doença e a terceira causa de morte de mulheres no país.

PAPILOMA VÍRUS HUMANO

O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas através de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Estimativas da OMS (Organização Mundial da Saúde) indicam que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 70% infectadas pelos tipos 16 e 18, que são de alto risco para o desenvolvimento do câncer do colo do útero. Estudos apontam que 265 mil mulheres, no mundo, morrem devido à doença. Neste ano, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 16 mil novos casos e cerca de 5,4 mil óbitos.

Foto: Agnaldo Silva

Vacina contra HPV é dada a meninas de 9 a 13 anos -

Mais Notícias

Nova Praça Heloíno Duarte Nazaré é entregue à população do Verdes Horizontes

Nova Praça Heloíno Duarte Nazaré é entregue à população do Verdes H...

Empossados novos conselheiros de Cultura

Empossados novos conselheiros de Cultura

Passagem do fogo simbólico do 2 de Julho em Camaçari contará com grande celebração

Passagem do fogo simbólico do 2 de Julho em Camaçari contará com gr...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us