Vacina contra meningite começa em janeiro

Iwwa Agência
Publicado 09/12/2009 06:12:58

Representantes dos mais diversos setores da administração municipal, de organismos do governo estadual e da sociedade estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (09/12), na Cidade do Saber, onde discutiram o esquema a ser montado para garantir o bom andamento da vacinação contra meningite C.

Serão imunizadas todas as crianças residentes no Município na faixa etária entre 2 meses a 6 anos de idade.

Para agilizar o trabalho, evitar transtornos e aborrecimentos para as crianças, pais e responsáveis, ficou decidido a realização do pré-cadastramento, para que no dia a vacinação aconteça da forma mais rápida e tranqüila possível.

Para ter direito à imunização contra a meningite meningocócica, é obrigatório a apresentação do comprovante de residência, da certidão de nascimento e do cartão de vacina da criança.

A vacinação está confirmada para a primeira quinzena de janeiro próximo e será feita em duas etapas. Inicialmente serão vacinadas as crianças da orla, em postos localizados em Barra do Pojuca, Monte Gordo, Arembepe e Abrantes.

Na sede do Município serão disponibilizados 12 postos (a relação será amplamente divulgada com antecedência), enquanto a população infantil da zona rural será atendida através de postos volantes, ou seja, a Secretaria de Saúde (Sesau) irá a cada localidade.

Para impedir a invasão, isto é, que pessoas de outras cidades tentem se vacinar em prejuízo das crianças moradoras de Camaçari, a Prefeitura está recorrendo a expedientes como a lista de alunos matriculados na rede de ensino do Município, fornecida pela Secretaria de Educação (Seduc), os cadastros do SUS (Sistema Único de Saúde) e do Programa Bolsa Família, mais a relação do SIAB (Sistema de Informação da Atenção Básica).

O secretário municipal da Saúde, Camilo Pinto, disse estar menos preocupado com a invasão por causa do anúncio feito pelo governo estadual, que depois da decisão inédita de Camaçari também garantiu a vacinação de mais de 1 milhão de crianças em toda a Bahia. “Isso vai amenizar bastante o corre-corre de gente de outros municípios para Camaçari nos dias da vacinação”.

A meta da Sesau é vacinar cerca de 25 mil crianças. A vacina a ser aplicada em Camaçari é a chamada meningocócica conjugada C, que garante mais eficácia e efeito mais prolongado. Camaçari é o primeiro município no Brasil a promover a vacinação em massa contra a meningite.

Estiveram presentes na reunião representantes da Sesau, Seduc, Ouvidoria, Sedes (Secretaria de Desenvolvimento Social), Coordenação de Comunicação-Segov (Secretaria de Governo), CMS (Conselho Municipal de Saúde), Polícia Militar e Cremeb (Conselho Regional de Medicina).

Slideshow | 2 fotos

Vacina contra meningite começa em janeiro

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nesta terça (7/12)

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nes...

Tranquilidade e organização marcam início da entrega dos cupons da Cesta de Natal na sede

Tranquilidade e organização marcam início da entrega dos cupons da ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.