Vacina contra meningite começa em janeiro

Iwwa Agência
Publicado 09/12/2009 06:12:58

Representantes dos mais diversos setores da administração municipal, de organismos do governo estadual e da sociedade estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (09/12), na Cidade do Saber, onde discutiram o esquema a ser montado para garantir o bom andamento da vacinação contra meningite C.

Serão imunizadas todas as crianças residentes no Município na faixa etária entre 2 meses a 6 anos de idade.

Para agilizar o trabalho, evitar transtornos e aborrecimentos para as crianças, pais e responsáveis, ficou decidido a realização do pré-cadastramento, para que no dia a vacinação aconteça da forma mais rápida e tranqüila possível.

Para ter direito à imunização contra a meningite meningocócica, é obrigatório a apresentação do comprovante de residência, da certidão de nascimento e do cartão de vacina da criança.

A vacinação está confirmada para a primeira quinzena de janeiro próximo e será feita em duas etapas. Inicialmente serão vacinadas as crianças da orla, em postos localizados em Barra do Pojuca, Monte Gordo, Arembepe e Abrantes.

Na sede do Município serão disponibilizados 12 postos (a relação será amplamente divulgada com antecedência), enquanto a população infantil da zona rural será atendida através de postos volantes, ou seja, a Secretaria de Saúde (Sesau) irá a cada localidade.

Para impedir a invasão, isto é, que pessoas de outras cidades tentem se vacinar em prejuízo das crianças moradoras de Camaçari, a Prefeitura está recorrendo a expedientes como a lista de alunos matriculados na rede de ensino do Município, fornecida pela Secretaria de Educação (Seduc), os cadastros do SUS (Sistema Único de Saúde) e do Programa Bolsa Família, mais a relação do SIAB (Sistema de Informação da Atenção Básica).

O secretário municipal da Saúde, Camilo Pinto, disse estar menos preocupado com a invasão por causa do anúncio feito pelo governo estadual, que depois da decisão inédita de Camaçari também garantiu a vacinação de mais de 1 milhão de crianças em toda a Bahia. “Isso vai amenizar bastante o corre-corre de gente de outros municípios para Camaçari nos dias da vacinação”.

A meta da Sesau é vacinar cerca de 25 mil crianças. A vacina a ser aplicada em Camaçari é a chamada meningocócica conjugada C, que garante mais eficácia e efeito mais prolongado. Camaçari é o primeiro município no Brasil a promover a vacinação em massa contra a meningite.

Estiveram presentes na reunião representantes da Sesau, Seduc, Ouvidoria, Sedes (Secretaria de Desenvolvimento Social), Coordenação de Comunicação-Segov (Secretaria de Governo), CMS (Conselho Municipal de Saúde), Polícia Militar e Cremeb (Conselho Regional de Medicina).

Slideshow | 2 fotos

Vacina contra meningite começa em janeiro

Mais Notícias

Governo segue com ações em proteção à vida dos que residem no Jardim Brasília

Governo segue com ações em proteção à vida dos que residem no Jardi...

STT realiza 2ª Operação Calçadas Limpas em Vila de Abrantes nesta terça (17)

STT realiza 2ª Operação Calçadas Limpas em Vila de Abrantes nesta t...

GTC da 7ª edição do PPAC realiza 4ª reunião do Fórum do Adolescente

GTC da 7ª edição do PPAC realiza 4ª reunião do Fórum do Adolescente

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.