Mais de 17 mil atendimentos. Este é o saldo alcançado pelo Cuidar (Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde) em um ano de funcionamento, comemorado hoje (05/02). Na unidade, profissionais, usuários e familiares festejaram o aniversário do centro com muita música e dinâmicas de grupo.
No dia 25 deste mês, uma grande festa será realizada na Cidade do Saber em alusão à data. O evento, que acontece das 9h às 12, vai contar com a presença do prefeito Luiz Caetano e apresentações culturais dos pacientes do Cuidar.
Para Elenilda dos Santos, o atendimento do centro é muito importante. Moradora de Arembepe, ela é mãe de Raphael Santos, 4 anos, portador de paralisia cerebral. Antes do Cuidar, o garoto fazia tratamento em Salvador. Hoje, o tratamento é realizado no Município e o transporte oferecido pela Secretaria da Saúde.
De acordo com a coordenadora do Cuidar, Yvana Karina, o centro representa mais qualidade de vida para a população, dignidade e acolhimento. O Cuidar é reconhecido como um dos principais equipamentos de saúde da região.
A unidade contra com três núcleos especializados, os centros Multiprofissional de Reabilitação Física (Cempre) e de Oncologia (Ceonc), mais a Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme (Unifal). Mais de 40 profissionais fazem parte da equipe, entre fisioterapeuta, psicólogo, assistente social, neurologista, fonoaudiólogo, oncologista, hematologista.

Raphael Santos é um dos milhares de pacientes do Cuidar -