Usuário é beneficiado com mudanças

Iwwa Agência
Publicado 03/07/2012 12:07:27

O sistema de transporte público de Camaçari passa por novas alterações que vão melhorar ainda mais a qualidade do serviço e diminuir o tempo de espera dos passageiros.

Implantadas desde o dia 1º de julho,  as mudanças consistem na implantação de dois novos roteiros, alteração de duas rotas existentes e  na divisão da renda entre as cooperativas de transporte. 

Dentre os roteiros criados está o Piaçaveira x Dois de Julho, que será assistido por três ônibus que vão circular entre os bairros e a Praça Abrantes, no Centro. Além da nova linha, os moradores das localidades continuam sendo atendidos pelo roteiro do bairro Verdes Horizontes.

Outro roteiro criado foi o do bairro Jardim Limoeiro, que dividia a linha com o bairro Parque Verde. Agora, os moradores da localidade terão roteiro próprio que segue até a praça Abrantes e retorna para o Jardim Limoeiro.

Com a mudança, o roteiro do Parque Verde não irá mais ao bairro Jardim Limoeiro. O ônibus sai do Parque Verde, passa pelo TIR (Terminal de Integração Rodoviária), onde os passageiros fazem o transbordo sem  pagar uma nova passagem, e volta para o bairro de origem.

O roteiro Gravatá x HGC (Hospital Geral de Camaçari) também passou por alterações. Desde o último domingo (01/07), os veículos não ficam mais estacionados no local à espera de passageiros, o que diminui consideravelmente o tempo de espera dos usuários.

Além das mudanças dos roteiros, entrou em vigor uma nova forma de divisão da renda obtida pelos permissionários das cooperativas. A medida, prevista no TAC (Termo de Compromisso para Ajustamento de Conduta) assinado entre as cooperativas, Prefeitura de Camaçari e o Ministério Público, beneficia diretamente o usuário, uma vez que não haverá mais a competitividade entre os motoristas do transporte alternativo que, na briga por passageiros, muitas vezes não paravam nos pontos.

Com a nova forma de rateio, os permissionários não ficam mais com a quantia arrecadada no dia e não precisam mais disputar clientes. “Toda a renda é recolhida e repartida igualmente entre eles”, explica o presidente da Cooastac (Cooperativa de Transporte Alternativo e Empresarial de Camaçari), Ramiro Sena.

Na avaliação do superintendente municipal do Trânsito e Transporte, Anderson Santos, as mudanças trazem grandes avanços para o sistema de transporte público de Camaçari e refletem positivamente no dia-a-dia das pessoas. Ele informou também que o sistema de bilhetagem eletrônica deve estar em pleno funcionamento até o final de agosto.

Foto: Marcelo Ferrão

Transporte Público ganha dois novos roteiros -

Mais Notícias

Campanha São João de Prêmios Camaçari 2022 é lançada

Campanha São João de Prêmios Camaçari 2022 é lançada

Sobe para três o número de óbitos suspeitos por dengue hemorrágica em Camaçari

Sobe para três o número de óbitos suspeitos por dengue hemorrágica ...

Sai lista de habilitados na avaliação artística do Cidade Cultural

Sai lista de habilitados na avaliação artística do Cidade Cultural

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.