O sistema de transporte público de Camaçari passa por novas alterações que vão melhorar ainda mais a qualidade do serviço e diminuir o tempo de espera dos passageiros.
Implantadas desde o dia 1º de julho, as mudanças consistem na implantação de dois novos roteiros, alteração de duas rotas existentes e na divisão da renda entre as cooperativas de transporte.
Dentre os roteiros criados está o Piaçaveira x Dois de Julho, que será assistido por três ônibus que vão circular entre os bairros e a Praça Abrantes, no Centro. Além da nova linha, os moradores das localidades continuam sendo atendidos pelo roteiro do bairro Verdes Horizontes.
Outro roteiro criado foi o do bairro Jardim Limoeiro, que dividia a linha com o bairro Parque Verde. Agora, os moradores da localidade terão roteiro próprio que segue até a praça Abrantes e retorna para o Jardim Limoeiro.
Com a mudança, o roteiro do Parque Verde não irá mais ao bairro Jardim Limoeiro. O ônibus sai do Parque Verde, passa pelo TIR (Terminal de Integração Rodoviária), onde os passageiros fazem o transbordo sem pagar uma nova passagem, e volta para o bairro de origem.
O roteiro Gravatá x HGC (Hospital Geral de Camaçari) também passou por alterações. Desde o último domingo (01/07), os veículos não ficam mais estacionados no local à espera de passageiros, o que diminui consideravelmente o tempo de espera dos usuários.
Além das mudanças dos roteiros, entrou em vigor uma nova forma de divisão da renda obtida pelos permissionários das cooperativas. A medida, prevista no TAC (Termo de Compromisso para Ajustamento de Conduta) assinado entre as cooperativas, Prefeitura de Camaçari e o Ministério Público, beneficia diretamente o usuário, uma vez que não haverá mais a competitividade entre os motoristas do transporte alternativo que, na briga por passageiros, muitas vezes não paravam nos pontos.
Com a nova forma de rateio, os permissionários não ficam mais com a quantia arrecadada no dia e não precisam mais disputar clientes. “Toda a renda é recolhida e repartida igualmente entre eles”, explica o presidente da Cooastac (Cooperativa de Transporte Alternativo e Empresarial de Camaçari), Ramiro Sena.
Na avaliação do superintendente municipal do Trânsito e Transporte, Anderson Santos, as mudanças trazem grandes avanços para o sistema de transporte público de Camaçari e refletem positivamente no dia-a-dia das pessoas. Ele informou também que o sistema de bilhetagem eletrônica deve estar em pleno funcionamento até o final de agosto.

Transporte Público ganha dois novos roteiros -