Camaçari é destaque no fornecimento de energia elétrica, através das usinas termelétricas Arembepe Energia S/A e a Energética Camaçari Muricy 1. Para atender a demanda nacional, no último dia 18 de outubro, às 7h, a Arembepe Energia entrou em funcionamento seguindo determinação da ONS (Operadora Nacional do Sistema Elétrico), entidade de direito privado responsável pela coordenação e controle da geração e transmissão de energia do SIN (Sistema Interligado Nacional).
De acordo com o diretor-presidente da usina Arembepe Energia, Clodoaldo Rocha Novais, a ativação da unidade ocorre quando há uma baixa nos níveis de água dos reservatórios devido aos períodos de escassez da chuva, o que dificulta as operações das usinas hidrelétricas, principais responsáveis pelo fornecimento de energia elétrica no país.
Na avaliação do diretor-presidente, as atividades da usina continuarão até quando a ONS julgar necessário. “Todas as sextas-feiras a Operadora Nacional realiza uma reavaliação e, caso seja preciso, solicita a permanência das nossas atividades para poupar as usinas hidrelétricas”, explicou. Clodoaldo Novais ainda esclareceu que as usinas termelétricas são responsáveis por 19% da energia gerada no Brasil.
Os 150 megawatts de energia produzida pela Arembepe Energia S/A são distribuídos por todo o país. Inaugurada em maio de 2012, a termelétrica é movida a óleo combustível, adquirido na unidade da Petrobras do Polo Industrial de Camaçari e é composta por 60 motogeradores de 2,5 megawatts.

Termelétrica Arembepe Energia fica em Camaçari -