USF e CRAS são entregues à população

Iwwa Agência
Publicado 28/12/2016 01:12:21

Mais dois equipamentos públicos foram entregues à população na manhã de hoje (28) pelo prefeito Ademar Delgado. O primeiro foi a Unidade de Saúde da Família (USF) e em seguida o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Caminho do Mar, localizado na Via Atlântica (BA-530), mais conhecida como Estrada da Cetrel.

Satisfeito, o gestor municipal disse que é uma alegria entregar mais dois importantes equipamentos públicos à população. “Os moradores dos residenciais Caminho do Mar e Caminho do Rio, além da localidade de Canto dos Pássaros não precisarão se deslocar para tão longe para realizarem consultas ou procedimentos médicos. É muito bom poder beneficiar às pessoas com equipamentos tão importantes”, frisou o prefeito Ademar Delgado.

De acordo com o secretário da Saúde, Washington Couto, a unidade de saúde tem capacidade para atender até 8 mil pessoas da localidade de Canto dos Pássaros e dos Residenciais Caminho do Mar e Caminho do Rio. “Antes os moradores eram assistidos pelas unidades básicas de saúde de Arembepe e Monte Gordo e agora vão ser atendidos próximos do lugar onde residem”, destacou.

USF

Para atender a população, a equipe da unidade é composta por médico, odontólogo, assistente de saúde bucal, enfermeiro e técnico de enfermagem. A unidade de saúde conta ainda com gerente, recepcionista, atendente de farmácia, vigilante e auxiliar de serviços gerais e higienização.

Os serviços ofertados na USF serão consultas médicas, de enfermagem e odontologia, curativos, imunização, prevenção do câncer do colo de útero e de mama, administração de medicamentos, inalação, ações de acompanhamento da criança e da mulher, com planejamento familiar e pré-natal.

A estrutura conta com espaço de convivência, recepção, consultórios médicos e de enfermagem, salas de acolhimento, de observação, de vacina, de curativo, de procedimentos, farmácia, sala de serviço de arquivamento médico e Centro de material esterilizado, além de auditório, almoxarifado, casa do lixo, administração, depósito de material de limpeza, cozinha e banheiros. 

CRAS

Com a entrega do CRAS do Caminho do Mar, o Município passa a ter nove Centros, responsáveis por realizar serviços de acompanhamento das famílias cadastradas, através de atividades socioeducativas, consultas e atualizações cadastrais do Bolsa Família, cadastramento das demandas espontâneas, encaminhamentos, escutas qualificadas, orientações jurídicas, avaliações sociais e busca ativa realizada pelas agentes sociais.

Os pacientes do CRAS do Caminho do Mar serão atendidos por uma equipe multiprofissional composta de assistente social, psicóloga, psicopedagogo, coordenadores e agentes sociais.

Além do Caminho do Mar, a população de Camaçari também é atendida por outras unidades que contemplam o Phoc II, Burissatuba, Nova Vitória, Verde Horizontes, na sede e as localidades de Monte Gordo e Arembepe, na orla, além de dois núcleos no distrito de Vila de Abrantes e na localidade de Barra do Pojuca.

Slideshow | 8 fotos

USF e CRAS são entregues à população

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de outubro de 2021

Camaçari é avaliada como gestão de excelência pela Firjan

Camaçari é avaliada como gestão de excelência pela Firjan

Prefeito visita Trevo da Cascalheira neste sábado (23)

Prefeito visita Trevo da Cascalheira neste sábado (23)

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.