Os relatórios dos médicos residentes do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia, que desenvolveram atividades no período de março a julho, em Unidades de Saúde da Família (USF) de Camaçari, foram apresentados esta semana, em evento realizado na Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro.
Os relatórios informam sobre as principais atividades desenvolvidas e as sugestões para a melhoria no atendimento às famílias nas USFs. Os trabalhos foram apresentados para as equipes das unidades, coordenadores e para a secretária de Saúde do Município, Efigênia Cardoso.
Dos 12 alunos de Residência em Medicina Social com Formação Multiprofissional em Saúde da Família, seis tinham formação médica em Odontologia e seis em Enfermagem. Os profissionais trabalharam em duplas, compostas por um enfermeiro e um dentista.
Segundo a coordenadora da Residência, Ana Luiza Vilasbôas, os relatórios foram bastante positivos, houve uma excelente interação entre a equipe e os residentes. Como ela destacou, ter um campo de prática é de fundamental importância para os residentes, e aqui eles tiveram uma excelente acolhida.
Várias atividades foram desenvolvidas em conjunto com as equipes das unidades da Piaçaveira, Verdes Horizontes, Novo Horizonte, Buris de Abrantes e Parque Florestal.
Para garantir a parceria, a Prefeitura de Camaçari oferece aos residentes benefícios como transporte e alimentação, além da condução para os supervisores se locomoverem de uma unidade para outra, semanalmente.
Os trabalhos eram realizados sempre de terça a quinta-feira, com jornadas de oito horas diárias. Nas unidades, os residentes realizavam consultas, faziam visitas domiciliares, promoviam atividades educativas, apoio na organização do processo de trabalho e incentivo à formação de conselhos locais.
Para o odontólogo e residente Luciano Moura, 28 anos, que desenvolveu atividades na USF do Parque Florestal, a unidade foi a mais estruturada em que já trabalhou em termos de campo de prática. Com equipamentos bons e bem higienizados, além de uma equipe interessada em participar das propostas.

Profissionais da UFBa elogiam sistema municipal de saúde -