USF de Camaçari ajuda na formação de residente

Iwwa Agência
Publicado 22/08/2008 09:08:42

Os relatórios dos médicos residentes do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia, que desenvolveram atividades no período de março a julho, em Unidades de Saúde da Família (USF) de Camaçari, foram apresentados esta semana, em evento realizado na Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro.

Os relatórios informam sobre as principais atividades desenvolvidas e as sugestões para a melhoria no atendimento às famílias nas USFs. Os trabalhos foram apresentados para as equipes das unidades, coordenadores e para a secretária de Saúde do Município, Efigênia Cardoso.

Dos 12 alunos de Residência em Medicina Social com Formação Multiprofissional em Saúde da Família, seis tinham formação médica em Odontologia e seis em Enfermagem. Os profissionais trabalharam em duplas, compostas por um enfermeiro e um dentista.

Segundo a coordenadora da Residência, Ana Luiza Vilasbôas, “os relatórios foram bastante positivos, houve uma excelente interação entre a equipe e os residentes”. Como ela destacou, “ter um campo de prática é de fundamental importância para os residentes, e aqui eles tiveram uma excelente acolhida”.

Várias atividades foram desenvolvidas em conjunto com as equipes das unidades da Piaçaveira, Verdes Horizontes, Novo Horizonte, Buris de Abrantes e Parque Florestal.

Para garantir a parceria, a Prefeitura de Camaçari oferece aos residentes benefícios como transporte e alimentação, além da condução para os supervisores se locomoverem de uma unidade para outra, semanalmente.

Os trabalhos eram realizados sempre de terça a quinta-feira, com jornadas de oito horas diárias. Nas unidades, os residentes realizavam consultas, faziam visitas domiciliares, promoviam atividades educativas, apoio na organização do processo de trabalho e incentivo à formação de conselhos locais.

Para o odontólogo e residente Luciano Moura, 28 anos, que desenvolveu atividades na USF do Parque Florestal, “a unidade foi a mais estruturada em que já trabalhou em termos de campo de prática. Com equipamentos bons e bem higienizados, além de uma equipe interessada em participar das propostas”.

Foto: Agnaldo Silva

Profissionais da UFBa elogiam sistema municipal de saúde -

Mais Notícias

Palestras marcam abertura da 11ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

Palestras marcam abertura da 11ª Conferência dos Direitos da Crianç...

Defesa Civil e construtora se reúnem com comerciantes da Avenida Rio Camaçari

Defesa Civil e construtora se reúnem com comerciantes da Avenida Ri...

Paralisação dos servidores municipais impacta na vacinação contra Covid em Camaçari

Paralisação dos servidores municipais impacta na vacinação contra C...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us