UPA será inaugurada neste sábdo

Iwwa Agência
Publicado 05/12/2014 05:12:55

O prefeito Ademar Delgado inaugura a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Gleba A – Gravatá neste sábado (06/12), às 10h. A unidade entra em funcionamento a partir das 7h. Diversas atividades serão realizadas para marcar a inauguração do novo equipamento de saúde.

Logo cedo, às 6h30, haverá queima de fogos de artifício, na praça Osvaldo Nogueira, na Gleba A, para anunciar a novidade e marcar o início de uma caminhada em torno na avenida do Canal. A iniciativa envolve a população, que participa das atividades do programa Academia de Rua da Sedel (Secretaria do Esporte e Lazer) e terá aulas de ginástica e aeróbica na praça, local em que acontece uma minifeira de saúde a partir das 8h.

Na minifeira haverá aferição de pressão arterial e glicemia para toda a população. Simultaneamente, ocorrem jogos de tabuleiros e tênis de mesa. E, às 10h, novamente fogos de artifício serão queimados. A Bamuca (Banda Municipal de Camaçari) fará uma apresentação que antecede ao grupo de cultura popular Espermacete – Do Terno de Reis ao Samba de Roda, de Barra do Pojuca.

Após as apresentações, o prefeito Ademar Delgado oficializa o início das atividades da unidade de saúde, fruto do esforço da gestão municipal, preocupada com o bem-estar da população e em garantir a saúde mais próxima das pessoas.

NOVA UPA

A UPA Gleba A – Gravatá vai funcionar 24 horas e será referência no atendimento de urgência. A unidade tem estrutura física e recursos humanos para abranger uma área populacional de até 200 mil habitantes e atender até 300 pacientes por dia. Seguindo todas as exigências das portarias do Ministério da Saúde, a unidade é do tipo 2, e possui a estrutura de complexidade intermediária, ou seja, situa-se entre as unidades Básicas de Saúde e as de urgências hospitalar.

E para atender aos pacientes foram construídos 14 leitos, três deles dedicados à situação de urgência e emergência com aparelhos para situação de parada cardiorrespiratória, três para observação de adulto masculino, três femininos, três pediátricos e dois leitos para pacientes em situação de isolamento. Essa estrutura vai oferecer um serviço de referência em urgência para a população da cidade.

Foto: Aristeu Chagas

UPA será inaugurada pelo prefeito Ademar Delgado -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue nesta quinta (28) com antecipação de doses

Vacinação contra Covid segue nesta quinta (28) com antecipação de d...

Curso prepara ambulantes e baianas de acarajé para o verão

Curso prepara ambulantes e baianas de acarajé para o verão

Membros do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Social tomam posse

Membros do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Socia...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.