Entre o final deste mês e o início de fevereiro, a Prefeitura vai inaugurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Gleba B. No momento, a Sesau (Secretaria da Saúde) providencia a contratação dos profissionais e a instalação dos equipamentos na unidade. Nesta quarta-feira (11/01), o prefeito Luiz Caetano vistoriou o local.
Na ocasião, o gestor municipal elogiou a estrutura física da UPA, que foi totalmente reconstruída e funcionará na mesma área em que está localizada a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Gleba B. De acordo com o prefeito, no local foi implantado o novo conceito utilizado nas unidades de saúde, que é a integração gerencial e física da UBS e da UPA.
“A unificação das unidades melhora e qualifica o atendimento, ajuda a consolidar a rede de saúde e diminui custos”, explica o prefeito. Luiz Caetano informou que as obras da UPA do Gravatá estão em fase de conclusão e será inaugurada ainda neste semestre.
A UPA da Gleba B vai beneficiar 30 mil pessoas diretamente e 120 mil indiretamente. A unidade é voltada para atendimentos de urgência e emergência. Três equipes médicas realizarão o atendimento na unidade, que é composta por seis consultórios médicos, um consultório odontológico, um ambulatório com oito leitos de internamento, salas de reunião, administração, descanso médico, esterilização, raio X e de vacina, além de necrotério, estacionamento, sanitários com acessibilidade, recepção, entre outros.
Atualmente, a rede de saúde de Camaçari conta com cinco UPAs, 29 UBSs e 48 Unidades de Saúde da Família (USF). A visita foi acompanhada pelo secretário da Saúde, Vital Sampaio, e pelo assessor da secretaria, Luis Sobral.