Há dois meses, os moradores de Camaçari têm se beneficiado com atendimentos de urgência e emergência na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Gleba A/Gravatá. Até a última quinta-feira (05/02), a unidade, construída para ser referência na saúde pública do Município, realizou 6.474 atendimentos.
Em dezembro, foram prestados 2.460 atendimentos clínicos e pediátricos. Em janeiro, foram 3.488 e 526 nos cinco primeiros dias de fevereiro. A nova UPA tem capacidade para atender uma média de 300 pessoas por dia e funcionar 24 horas.
O ajudante geral Alerferson Lisboa, de 18 anos, procurou a UPA Gleba A/Gravatá depois de um acidente de trânsito. “O atendimento foi rápido e muito bom. Limparam o ferimento, fizeram curativo e me deram uma medicação”, contou o morador do bairro Lama Preta, que teve escoriações no joelho esquerdo após cair da moto.
Para melhor atender a população, a UPA Gleba A/Gravatá possui sala de triagem para avaliação de risco e complexidade do atendimento, laboratórios para a realização de exames, sala de raio-x, sala de imobilização (sala de gesso) e três leitos preparados para pacientes em situação de parada cardiorrespiratória, além de leitos para demais atendimentos. A UPA está localizada na rua do Canal, s/n, Gleba A, e foi inaugurada no dia 6 de dezembro do ano passado.

O ajudante Alerferson Lisboa é atendido na nova UPA -