UPA inaugura até o final do ano

Iwwa Agência
Publicado 26/09/2012 03:09:49

“A Prefeitura inaugura a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Gleba A até o final do ano e em outubro inicia a construção da nova UPA de Arembepe, que irá substituir a unidade atual”. A informação foi divulgada pelo prefeito Luiz Caetano, na manhã desta quarta-feira (26/09), durante o Seminário de Atenção Básica.     

Realizado no auditório da Casa do Trabalho em comemoração aos 20 anos do PACS (Programa Agente Comunitário da Saúde), o gestor municipal parabenizou a categoria por ter contribuído para o fortalecimento da Atenção Básica e a promoção da saúde no Município.

De acordo com o secretário da Saúde, Vital Sampaio, com a UPA da Gleba A o Município contará com seis unidades de Pronto Atendimento, três na sede e três na orla, nas localidades de Arembepe, Vila de Abrantes e Monte Gordo.

“Na próxima terça e quarta-feira (02 e 03/10), a UPA da Gleba A vai estar aberta à visitação da população e dos membros do Conselho Municipal de Saúde e dos conselhos locais de saúde”, informou o secretário da pasta, ao acrescentar que a unidade está 90% concluída e os equipamentos e móveis comprados.

 SEMINÁRIO

Com o intuito de discutir as políticas de saúde trabalhadas no âmbito nacional e a forma como podem ser operacionalizadas no Município, o seminário contou com a participação de aproximadamente 350 profissionais, entre ACS e enfermeiros instrutores dos agentes. O evento teve ainda as presenças de representantes dos agentes comunitários e coordenadores dos PACS dos outros cinco municípios que integram a microregião de Camaçari, composta por Dias D’Ávila, Simões Filho, Mata de São João, Pojuca e Conde.

O diretor da Atenção Básica da Sesab (Secretaria de Saúde do Estado da Bahia), Ricardo Heinzelmann, iniciou as atividades com a palestra Desafios da Atenção Básica e a importância do trabalho ACS nos Programas Estratégicos. Segundo ele, o Município está de parabéns por perceber o papel dos agentes comunitários e promover um espaço de formação e reflexão para os profissionais.

A apoiadora descentralizada e articuladora das redes do Ministério da Saúde, Joselma Alves Silva, prosseguiu com a palestra sobre o Papel da Atenção Básica na consolidação das redes de Atenção. Em seguida, a promotora de Justiça Joana Pedreira abordou o tema Projeto Paternidade Responsável. Por fim, a coordenadora do PACS/PSF de Camaçari encerrou a programação com a exposição do tema O fortalecimento e a consolidação da Atenção Básica no Município de Camaçari.

Para a presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Camaçari, Rita Moura, o seminário trata dos direitos e deveres dos ACS e esclarece programas estratégicos do governo federal que são executados no Município, a exemplo da Rede Cegonha, de assistência pública à gestante, e do Melhor em Casa, serviço de atenção domiciliar aos usuários do SUS. “Os agentes precisam estar afinados com os programas para levá-los ao conhecimento da população”, destacou. 

A coordenadora de planejamento da Diretoria de Planejamento, Monitoramento e Avaliação do SUS (Sistema Único de Saúde), Adriana Ferreira, também participou do seminário e observou que os agentes de saúde representam um importante elo de ligação entre a comunidade e as unidades de saúde.  “As experiências e informações colhidas pelos agentes de saúde auxiliam a gestão no processo de elaboração do planejamento da rede SUS”, esclareceu.   

Slideshow | 4 fotos

UPA inaugura até o final do ano

Mais Notícias

SIS-Sedur oferta novos serviços a partir desta quarta-feira (20)

SIS-Sedur oferta novos serviços a partir desta quarta-feira (20)

Sedec abre inscrições para nova turma do Trilha de Gestão Empreendedora

Sedec abre inscrições para nova turma do Trilha de Gestão Empreende...

Reunião trata da criação do Conselho Municipal de Segurança Pública

Reunião trata da criação do Conselho Municipal de Segurança Pública

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.