UPA é a única da Região Metropolitana a contar com leitos psiquiátricos

Iwwa Agência
Publicado 20/07/2010 05:07:54

Saúde em Camaçari é levada a sério. Prova disso é a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Nova Aliança, no bairro Phoc II, que graças à nova estrutura será a primeira do tipo 2 no Município.

No local, serão oferecidos serviços como exames laboratoriais de urgência e emergência, raio x e telemedicina. A UPA, prevista para ser entregue à população na primeira quinzena de outubro, será a única da região metropolitana a contar com leitos psiquiátricos.

De acordo com o secretário da Saúde, Camilo Pinto, que visitou terça-feira (20/07) as novas instalações do Pronto Atendimento Nova Aliança, a iniciativa vai qualificar significativamente o atendimento da unidade.

“As pessoas vão ganhar tempo, uma vez que não precisarão se dirigir ao Hospital Geral do Município para realizar exames que confirmem diagnósticos médicos”, esclarece.

Nos próximos dias, terá início a reforma do antigo prédio da UPA Nova Aliança, que será requalificado e integrado a nova estrutura.

Durante as obras de melhorias, o atendimento será realizado em um espaço provisório montado ao lado do novo prédio. O local oferecerá as mesmas condições sanitárias e de segurança para a realização dos procedimentos médicos.

Para garantir um atendimento diário de 500 pessoas, a UPA vai contar uma equipe formada por quatro médicos, entre clínicos e pediatras, um psiquiatra, uma enfermeira e cinco técnicos de enfermagem, além de duas recepcionistas, dois auxiliares de serviços gerais, por turno, e uma ambulância.

A Unidade de Pronto Atendimento Nova Aliança representa um investimento de R$ 2,5 milhões.

Os recursos são do Município e incluem os custos com equipamentos e construção do novo prédio, além da reforma do antigo prédio.

Em breve, Camaçari contará também com mais uma Unidade de Pronto Atendimento tipo 2, dessa vez no bairro do Gravatá.

Com a construção, o Município supera o que é preconizado pelo Ministério da Saúde, de que haja uma UPA tipo 2 para cada 200 mil habitantes.

Atualmente a cidade conta com 234 mil habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o Município, em 2009.

Slideshow | 2 fotos

UPA é a única da Região Metropolitana a contar com leitos psiquiátricos

Mais Notícias

Guarajuba e Itacimirim renovam selo Bandeira Azul para temporada 2022-23

Guarajuba e Itacimirim renovam selo Bandeira Azul para temporada 20...

Comunidade e poder público se reúnem para tratar sobre a Praça do Papagaio em Jauá

Comunidade e poder público se reúnem para tratar sobre a Praça do P...

Sedes promove encontro com palestras temáticas para os idosos do Conviver e familiares

Sedes promove encontro com palestras temáticas para os idosos do Co...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us