Até o final do mês de setembro, a Prefeitura de Camaçari, através da Sesau (Secretaria da Saúde), entrega à população, totalmente reconstruída, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Gleba B.
As obras, iniciadas em janeiro, consistem na ampliação e adequação da estrutura física da unidade. Estão sendo construídas salas para drenagem, acolhimento e classificação de risco, espaço para repouso dos profissionais, almoxarifado, farmácia, necrotério e depósito de lixo orgânico e hospitalar.
De acordo com o secretário da Saúde do Município, Camilo Pinto, graças ao número de profissionais e equipamentos disponíveis na unidade a UPA terá capacidade para atender até 400 usuários por dia, 250 a mais do que o determinado pelo Ministério da Saúde.
Com ampliação, a UPA, classificada como do tipo I, terá também uma sala de reanimação e dos leitos de observação e isolamento, assim como as adequações das salas de esterilização, sutura, eletrocardiograma (ECG), enfermagem, consultórios médicos, administração e observação de pacientes, refeitório, recepção e área de circulação. Além disso, a unidade será estruturada com novos equipamentos, incluindo poltronas de hidratação reclináveis.
Ainda segundo o secretário, a UPA da Gleba B contará com uma equipe de aproximadamente 70 profissionais, entre médicos, técnicos e o corpo administrativo. A unidade prestará serviços às comunidades do bairro e adjacências, a exemplo do Natal, Parque Florestal e Parque Satélite.
Para realização das obras e aquisição de novos equipamentos, foram investidos mais de R$ 400 mil de recursos municipais.
Reconstrução da UPA qualifica os atendimentos -