Unifal oferece atendimento especializado

Iwwa Agência
Publicado 05/10/2012 03:10:17

Os portadores da doença falciforme de Camaçari têm garantia de melhor assistência e acompanhamento no Município. Através da parceria entre a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e o Hospital Universitário Professor Edgard Santos, os pacientes atendidos na Unifal (Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme) são atendidos poo médicos renomados e com experiência em tratamento com células tronco.

“A iniciativa começou em abril de 2010 e visa ampliar a assistência especializada, informa a coordenadora técnica da Unifal, Neide Justo, ao explicar que os atendimentos são realizados através de mutirões na própria unidade e os procedimentos de média e de alta complexidade são encaminhados para tratamento em Salvador, no Hospital das Clínicas.  

Um dos contemplados com a iniciativa é o aposentado Joelson Bonfim, 41 anos. Portador da doença falciforme, ele foi selecionado para fazer a cirurgia de transplante de células-tronco durante o mutirão realizado pelo Departamento de Cirurgia do Hospital das Clínicas na Unifal em 2010. “Este atendimento é fundamental, pois a grande maioria das pessoas diagnosticadas com a doença não tem condições de arcar com custos de tratamento e transporte”, avalia Joelson.   

No próximo dia 19, os portadores da doença falciforme de Camaçari terão a oportunidade de participar de mais um mutirão de atendimentos, com o ortopedista Gildásio Daltro e com o cirurgião plástico Walber Menezes. A ação será realizada no Cuidar (Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde), a partir das 9h.

UNIFAL

Atualmente, o cadastro da Unifal contabiliza 220 pacientes com doença falciforme no Município. Na unidade, são oferecidos atendimentos com médicos hematologista, assistente social e nutricionista. Além disso, os pacientes podem  marcar procedimentos médicos, assim como a coleta de exames laboratoriais, alem de atividades educativas desenvolvidas na unidade.

No último mês, a Unifal ganhou o reforço de uma médica hematopediatra para fazer o acompanhamento e atendimento das crianças diagnosticadas com doença falciforme.

A unidade conta ainda com o apoio da Associação Camaçariense das Pessoas com Doença Falciforme (ACPDF), que através de um trabalho integrado com a Unifal realiza a busca ativa e acompanhamento dos pacientes.  

 

Mais Notícias

Camaçari é destaque em Seminário sobre o Casa Verde e Amarela

Camaçari é destaque em Seminário sobre o Casa Verde e Amarela

Sesau lança o projeto Conviver com Sorriso

Sesau lança o projeto Conviver com Sorriso

ISSM realiza treinamento sobre Pró-Gestão RPPS

ISSM realiza treinamento sobre Pró-Gestão RPPS

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.