Unifal disponibiliza nova especialidade

Iwwa Agência
Publicado 12/11/2012 06:11:29

A Unifal (Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme) sai na frente mais uma vez. A unidade iniciou nesta segunda-feira (12/11) o atendimento na área de hematologia pediátrica. A implantação da nova especialidade médica na rede de serviços oferecida pela Prefeitura facilita ainda mais a vida dos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).

Segundo o coordenador da Unifal, Tiago Novais, o serviço de hematologia para crianças com falcemia no Município, antes era realizado por um hematologista geral ou em outras cidades. Devido a demanda, surgiu a necessidade da contratação de um hematopediatria com foco na doença falciforme para melhor atender à população.

Ainda de acordo com o coordenador, cerca de 100 crianças são acompanhadas no Município. “Camaçari agora se torna autosuficiente em atendimento à doença falciforme”, ressalta.

De acordo a oncologista e hematologista pediátrica da Unifal, Silva Rocha Agra, Camaçari está de parabéns por possuir uma unidade de referência e por oferecer agora essa especialidade médica destinada às crianças.

Ao todo, 25 crianças são atendidas por dia todas as segundas-feiras, das 8h às 17h. O agendamento é realizado através do Siga Saúde, responsável pela marcação de consultas e exames do SUS.

De acordo com Maria de Lourdes Borges, 55 anos, avó do paciente Marcos Paulo Borges, 12 anos, a chegada da especialidade na unidade facilitou bastante o tratamento do neto. “Antes tínhamos que nos deslocar para outra cidade para realizar o tratamento, disse a costureira. Ela ainda salientou que o atendimento na Unifal é excelente, “não deixa a desejar a nenhuma clínica de grande porte”.

Atualmente o cadastro da Unifal contabiliza 300 pacientes com doença falciforme no Município. O serviço de hematologia para adultos na unidade é realizado às sextas-feiras das 8h às 17h.

Na unidade, são oferecidos ainda atendimentos com assistente social e nutricionista. Além disso, os pacientes podem marcar procedimentos médicos, assim como a coleta de exames laboratoriais e atividades educativas desenvolvidas na unidade.

A Unifal funciona no Cuidar (Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde) e está localizado na rua Delegado Clayton Leão Chaves, próximo à rodoviária, no Centro. 

 

Slideshow | 4 fotos

Unifal disponibiliza nova especialidade

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 16 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 16 de outubro de 2021

Sedur visita empreendimento instalado em Catu De Abrantes

Sedur visita empreendimento instalado em Catu De Abrantes

Serviço de urgência e emergência será ampliado em Camaçari

Serviço de urgência e emergência será ampliado em Camaçari

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.