Unifal disponibiliza nova especialidade

Iwwa Agência
Publicado 12/11/2012 06:11:29

A Unifal (Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme) sai na frente mais uma vez. A unidade iniciou nesta segunda-feira (12/11) o atendimento na área de hematologia pediátrica. A implantação da nova especialidade médica na rede de serviços oferecida pela Prefeitura facilita ainda mais a vida dos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).

Segundo o coordenador da Unifal, Tiago Novais, o serviço de hematologia para crianças com falcemia no Município, antes era realizado por um hematologista geral ou em outras cidades. Devido a demanda, surgiu a necessidade da contratação de um hematopediatria com foco na doença falciforme para melhor atender à população.

Ainda de acordo com o coordenador, cerca de 100 crianças são acompanhadas no Município. “Camaçari agora se torna autosuficiente em atendimento à doença falciforme”, ressalta.

De acordo a oncologista e hematologista pediátrica da Unifal, Silva Rocha Agra, Camaçari está de parabéns por possuir uma unidade de referência e por oferecer agora essa especialidade médica destinada às crianças.

Ao todo, 25 crianças são atendidas por dia todas as segundas-feiras, das 8h às 17h. O agendamento é realizado através do Siga Saúde, responsável pela marcação de consultas e exames do SUS.

De acordo com Maria de Lourdes Borges, 55 anos, avó do paciente Marcos Paulo Borges, 12 anos, a chegada da especialidade na unidade facilitou bastante o tratamento do neto. “Antes tínhamos que nos deslocar para outra cidade para realizar o tratamento, disse a costureira. Ela ainda salientou que o atendimento na Unifal é excelente, “não deixa a desejar a nenhuma clínica de grande porte”.

Atualmente o cadastro da Unifal contabiliza 300 pacientes com doença falciforme no Município. O serviço de hematologia para adultos na unidade é realizado às sextas-feiras das 8h às 17h.

Na unidade, são oferecidos ainda atendimentos com assistente social e nutricionista. Além disso, os pacientes podem marcar procedimentos médicos, assim como a coleta de exames laboratoriais e atividades educativas desenvolvidas na unidade.

A Unifal funciona no Cuidar (Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde) e está localizado na rua Delegado Clayton Leão Chaves, próximo à rodoviária, no Centro. 

 

Slideshow | 4 fotos

Unifal disponibiliza nova especialidade

Mais Notícias

Novo site Costa de Camaçari é divulgado pela Prefeitura

Novo site Costa de Camaçari é divulgado pela Prefeitura

Cata Bagulho faz coleta no Jardim Limoeiro na quarta (7)

Cata Bagulho faz coleta no Jardim Limoeiro na quarta (7)

Obras em andamento são vistoriadas pelo prefeito Elinaldo

Obras em andamento são vistoriadas pelo prefeito Elinaldo

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us