Camaçari é pioneira na implantação do prontuário eletrônico e na interligação em rede dos consultórios dos postos do Município. Inicialmente serão equipadas 10 Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) da sede e orla, que devem entrar em funcionamento até junho. Os trabalhos começaram no bairro Gravatá.
Dentre as UBSs contempladas com a nova tecnologia da informação estão o Centro de Atendimento Integral à Criança (Caic), Nova Aliança, Camaçari de Dentro, Centro, Glebas E e B, Monte Gordo, Vila de Abrantes e Arembepe. Em julho e agosto, o sistema será implantado nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e Pronto-Atendimentos (PAs).
Com o novo serviço, os médicos da rede terão acesso, de qualquer unidade, ao prontuário do paciente. As informações são transmitidas através do programa Siga Saúde (Sistema Integrado de Gestão e Assistência à Saúde), que possibilita a gestão de dados e complementa a assistência aos usuários do SUS.
A iniciativa qualifica ainda mais o atendimento do Município, uma vez que permite ao médico fazer um melhor diagnóstico do paciente, com base nas informações registradas na ficha do usuário.
Com o acesso a rede, o médico ainda pode acompanhar o estoque de medicamentos da farmácia da unidade e autorizar, via software, a entrega do medicamento ao paciente apenas com a apresentação do RG e do cartão SUS. Além de dar mais comodidade ao usuário, a ferramenta de saúde reduz custos e evita problemas com a leitura das receitas médicas ilegíveis.
A informatização dos consultórios e a implantação do prontuário eletrônico representam um investimento de R$ 800 mil, entre a aquisição de equipamentos e a interligação em rede. Todos os profissionais de saúde farão curso de capacitação para operar o sistema.

As informações são transmitidas através do Siga Saúde -