Até o final do ano, a luta contra a anemia falciforme será ampliada com a inauguração da Unidade de Apoio e Educação às Pessoas com Doença Falciforme (Unifal). O serviço faz parte do Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde (Cuidar), localizada próxima a Estação Rodoviária.
A equipe também ganha reforço com hematologista, assistente social, psicólogo, nutricionista, farmacêutico, enfermeiro e dentista.
A construção da Unifal integra as ações do Programa Municipal de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme, desenvolvido em parceria com a Associação Camaçariense e Ministério da Saúde.
De acordo com dados da triagem neonatal realizadas pela Apae Bahia, de cada 650 crianças, uma nasce com anemia falciforme. Para informações ou orientação sobre a doença, a pessoa pode entrar em contato com o Programa Municipal de Atenção a Pessoas com Anemia Falciforme através do telefone (71) 3621-6664 ou com a Associação Camaçariense (71) 3627-1835.
CUIDADOS ESPECIAIS
Hoje, os portadores da doença já recebem cuidados especiais. Uma equipe com hematologista, cirurgião, dentista e médico clínico garante atendimento todas as segundas-feiras, na Policlínica do Centro, aos 350 pacientes cadastrados. A Prefeitura ainda disponibiliza medicamentos e eletroforese de hemoglobina (exame para detecção da doença).
A anemia falciforme é uma doença rara, hereditária e congênita, que consiste na alteração da hemoglobina, dificultando a passagem do sangue. É mais comum na população negra, embora também ocorra, em menor proporção, na branca.