Unidade fica no Município até sexta

Iwwa Agência
Publicado 11/11/2014 06:11:38

Os moradores de Camaçari podem usufruir pela segunda vez do atendimento do Ibametro Móvel, unidade itinerante do Ibametro (Instituto Baiano de Metorologia e Qualidade). Desde a manhã desta terça-feira (11/11), a população recebe orientações sobre os direitos e os riscos de acidente nas relações de consumo que envolvem compras de bens e prestação de serviços.

A dona de casa Edmara dos Santos Cardoso, de 28 anos, ficou atenta durante as orientações do técnico do Ibametro, principalmente em relação aos brinquedos, mangueiras de fogão e de produtos têxteis, como toalhas e roupas. Ela aprovou a iniciativa. “É muito importante ter informações. Muita coisa eu nem fazia ideia”, afirmou a moradora do bairro Parque das Palmeiras.

A ação do Ibametro Móvel divulga conhecimentos nas áreas de metrologia legal (pesos e medidas) e qualidade (certificação). A van adaptada ficou instalada no Centro Administrativo, em frente à Receita Federal. De quarta (12/11) até sexta-feira (14/11), a ação será realizada na praça Desembargador Montenegro, das 9h às 16h.

O público-alvo da ação do Ibametro é comerciantes interessados em aperfeiçoar os negócios e prestadores de serviços diversos, como taxistas e outros profissionais, além do cidadão consumidor. A equipe do Ibametro apresentará as atividades desenvolvidas pelo órgão no campo de fiscalização de produtos e instrumentos de medição, através de vídeos educativos.

As crianças também foram lembradas pelo Ibametro Móvel. A linguagem utilizada pelos técnicos é pedagógica e adequada para a tradução do matemático mundo dos pesos e medidas para o público infantil, com a utilização de vídeos educativos, revistas em quadrinhos, cartilhas informativas e outros materiais elucidativos.

Dentre os serviços realizados pelo órgão estão a fiscalização de produtos pré-medidos, como alimentos e produtos de limpeza, de instrumentos fiscalizadas, como balança, radar, lombada eletrônica e esfignomanômetro, aparelho medidor de pressão arterial e de produtos de certificação compulsória, a exemplo de roupas, produtos têxteis e preservativos masculinos. Qualquer denúncia pode ser feita à Ouvidoria do Ibametro, através do número 0800-071-1888 (ligação gratuita).

O Ibametro Móvel é realizado dentro do programa Educação para o Consumo, um dos princípios da Política Nacional de Relações de Consumo. O órgão é delegado ao INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) na Bahia e a Sicm (Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração).

Slideshow | 5 fotos

Unidade fica no Município até sexta

Mais Notícias

Sedur visita empreendimento instalado em Catu De Abrantes

Sedur visita empreendimento instalado em Catu De Abrantes

Serviço de urgência e emergência será ampliado em Camaçari

Serviço de urgência e emergência será ampliado em Camaçari

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 15 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 15 de outubro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.