Unidade é entregue à população

Iwwa Agência
Publicado 18/02/2011 04:02:27

A escola Zumbi dos Palmares foi entregue segunda-feira (21/02) à comunidade do Parque Real Serra Verde. Espaço público destinado à educação, a escola venceu a barreira do preconceito e ainda homenageia um mártir da luta do povo negro.

Ao entregar a unidade à população, o prefeito Luiz Caetano citou que o atual governo é laico e feito para todos. “Aqui não há espaço para o preconceito”.

A escola é fruto de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Camaçari e a Associação Beneficente Cultural e Religiosa do Terreiro de Lembá, que cedeu o terreno para construção. A unidade de ensino vai atender as crianças que estudavam na extensão da unidade da Colônia Montenegro. De acordo com o secretário da Educação, Luiz Valter Lima, há ainda um projeto de construção de uma outra escola na localidade para atender a comunidade do Parque Real Serra Verde.

Em discurso, o prefeito Caetano informou aos pais e alunos que a Prefeitura vai entregar um kit com material didático, contendo uma mochila, um par de tênis e duas camisas da farda. O material integra o projeto municipal Mochila Amiga e não utiliza o dinheiro do repasse obrigatório à educação, de 25% da renda municipal. Por fim, ele salientou que a escola é o segundo lar das crianças e a participação dos pais é muito importante.

A moradora Luziete Conceição Souza, 29 anos, não perdeu tempo e matriculou o filho João Lucas, 4 anos. “A escola está muito bonita e acredito que o ensino também seja de boa qualidade”, comentou.

Quanto à resistência de algumas pessoas em relação à unidade funcionar em uma área cedida por um terreiro de candomblé, ela foi taxativa: “Para mim, isso é preconceito puro. Felizmente vivemos em um país democrático e eu matriculei meu filho porque quero que ele estude e evolua. Eu o trouxe para cá, como levaria para uma escola nas igrejas ou em qualquer outro lugar”, disse Luziete Souza.

Feliz com a inauguração, o presidente da Associação Beneficente Cultural e Religiosa do Terreiro de Lembá, Táta Ricardo Tavares, falou que cedeu o espaço diante da necessidade da comunidade. Ele credita também a contribuição dos movimentos sociais para tornar a escola bonita e harmoniosa. “A escola é um espaço laico que visa promover a educação, elevar a auto-estima da população e possibilitar um futuro promissor às crianças”.

Durante a inauguração, o vereador Alfredo Andrade (PSB) parabenizou o prefeito Caetano pela obra, e a comunidade por interagir com o projeto. O vereador José Marcelino (PT) salientou que a escola é o elemento mais forte que existe na sociedade. Ele ressaltou ainda que as crianças vão poder contar com uma escola mais próxima de casa.

Participaram da cerimônia os secretários municipais da Administração, Ademar Delgado, da Saúde, Camilo Pinto, da Cultura, Vital Vasconcelos, de Relações Institucionais, Ademar Lopes, da Fazenda, Paulo Cézar Gomes, e o diretor presidente da Limpec, Domingos Barbosa.

O deputado estadual Bira Coroa (PT) e o ouvidor do Estado, Jones Carvalho, também estiveram na cerimônia.

Ainda marcaram presença os vereadores Bispo Jair (PRB) e Carmem (PTB), além de Rosa Oliveira, representante de Vanda Sá Barreto, secretária estadual da Promoção da Igualdade (Sepromi), e representantes dos movimentos negros de Camaçari.

A ESCOLA

A unidade de ensino conta com parque infantil, horta comunitária, duas salas de aula, direção, cozinha, refeitório, além da dispensa, depósito e banheiros. Todos bem coloridos e decorados com temas infantis.

A unidade tem capacidade para atender 100 alunos com idade entre 4 e 8 anos, que estudam no pré-escolar e nos três primeiros anos do ensino fundamental I.

As aulas iniciam nesta terça-feira (22/02). O secretário da Educação, Luiz Valter, garantiu que as 800 horas/aulas e os 200 dias úteis previstos na legislação serão cumpridos mediante programa de reposição, uma vez que as aulas da rede começaram no último dia 7.  

A construção da unidade representou investimento de R$ 180 mil.

Slideshow | 5 fotos

Unidade é entregue à população

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue para pessoas de 18 anos acima e segunda dose neste sábado (25)

Vacinação contra Covid segue para pessoas de 18 anos acima e segund...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro de 2021

Acervo de figurinos do Teatro da Cidade do Saber é disponibilizado para empréstimo

Acervo de figurinos do Teatro da Cidade do Saber é disponibilizado ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.