Com muito entusiasmo, o prefeito Antonio Elinaldo foi ao subdistrito de Parafuso na manhã desta sexta-feira (22/9) para reinaugurar a Unidade de Saúde da Família (USF) da localidade, que passou a se chamar Lúcia Eugênia Borges da Silva. A unidade foi entregue em comemoração ao aniversário da cidade e faz parte do pacote de obras que contemplará 18 unidades de saúde do município até o final do ano, com reforma e manutenção, que tem investimento de cerca de R$ 1,5 milhão.
O prefeito Elinaldo estava muito feliz por entregar mais um importante equipamento de saúde para a população. “Cada vez que uma coisa boa é feita na saúde, todos comemoram. Apesar das dificuldades de fazer saúde no país, estamos conseguindo trazer melhorias para a população”.
Na unidade foram realizados os serviços de pintura geral, intervenções na rede elétrica e hidráulica, revisão do telhado, troca de portas e fechaduras, troca de toda comunicação visual, tratamento anticupim, tratamento antimofo, dedetização e desratização, colocação de gradis, recuperação da fachada, melhorias no sistema de ventilação, recuperação do piso, melhoramento do sistema de drenagem, substituição e revisão de esquadrias, impermeabilização das calhas e lajes e revisão da rede de cabeamento de informática e telefonia. Além da construção da casa de resíduos hospitalares e comum e cobertura para ambulância.
O batismo da USF como Lúcia Eugênia Borges da Silva é em homenagem a ex-vereadora pelo trabalho realizado na localidade. O secretário da Saúde, Elias Natan, fez questão de lembrar a dedicação da médica à comunidade e fez um pedido à população. “A gente pede que a população conserve e a prefeitura vai dar a manutenção para que as unidades fiquem conservadas para prestar um melhor serviço”.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Paulo Costa, parabenizou a prefeitura pela obra. “Parabenizo a gestão. O que a saúde de Camaçari pede é que qualifique as unidades que temos. Estamos no caminho certo. A unidade está perfeita, qualificada e com tudo que tem de ter”. A reforma também foi elogiada pela moradora, Giselma Pereira dos Santos, 32 anos. “Antes a USF estava descuidada, agora melhorou bastante e ficou boa, 100%”.
A USF conta com equipes de saúde da família e de saúde bucal e possui farmácia e unidade reguladora de marcação de consultas. No local, ainda são realizados serviços como de pequenas urgências, teste do pezinho, pré-natal, preventivos e testes-rápidos, além de executar o Programa Saúde na Escola (PSE).
Das 18 obras previstas para as unidades de saúde, nove foram concluídas, quatro estão em andamento e tem cinco agendadas. Estavam presentes autoridades municipais, do executivo e do legislativo, além da comunidade local.
Obras concluídas
– Centro de Especialidades Odontológicas (CEO)
– UBS Gleba E
– USF Burissatuba
– USF Parque Verde I
– USF Catu de Abrantes
– USF Parafuso
– USF Piaçaveira
– USF Phoc III
– USF Cachoeirinha
Obras em andamento:
– USF Areias
– USF Pé de Areia
– USF Novo Horizonte
– USF Ponto Certo
Obras agendadas:
– USF Verde Horizonte
– CEMPRE
– UBS de Monte Gordo
– USF FICAM
– USF CAIC