Unidade de ensino é entregue à população

Iwwa Agência
Publicado 02/04/2012 11:04:46

A comunidade do bairro Nova Vitória vive um novo momento, com a inauguração do Centro de Educação Municipal Paulo Freire. Durante a cerimônia, na tarde de segunda-feira (02/04), o prefeito Luiz Caetano afirmou que a unidade de ensino é a primeira ação do Bairro Educador, projeto inovador da Secretaria Municipal da Educação (Seduc). As aulas começam nesta terça-feira (3).

“Faremos com que a comunidade tenha total acesso à escola e uma educação cada vez mais inclusiva. O projeto servirá de modelo para outros municípios do Estado”, disse o prefeito.

Na ocasião, Caetano ainda afirmou que com o projeto do Bairro Educador, a comunidade será atendida por diversas iniciativas, a exemplo das ações desenvolvidas pelas secretarias da Saúde e Desenvolvimento Social. “Além  disso, os moradores do Nova Vitória serão beneficiados pelas obras de Revitalização da Bacia do Rio Camaçari”, acrescentou.

O secretário da Educação, Luiz Valter Lima, homenageou todos os funcionários que trabalharam na construção do colégio e agradeceu o apoio daqueles que acreditaram no projeto. Para ele, “a educação precisa ser realizada através da parceria entre a escola, a comunidade e familiares.”

De acordo com o secretário da Educação, o Bairro Educador tem o desafio de fazer com que os pais contribuam com a educação dos filhos e vizinhos, e com a cultura de paz.

Durante a cerimônia, o secretário de Relações Institucionais, Ademar Delgado, disse que a atual administração tem trabalhado cada vez mais para melhorar a vida dos mais carentes e oferecer educação de qualidade à população de Camaçari.

A presidente da Associação de Moradores do Nova Vitória, Vera Lúcia da Silva, agradeceu ao prefeito Caetano e toda a equipe que tornaram real o sonho dos moradores. Na ocasião, ela pediu que a comunidade preservasse a escola, convocou todos para a criação de um Conselho de Pais e entregou uma homenagem da população ao prefeito e ao secretário Valter.

A diretora da unidade, Sandra Pereira, disse que todos os moradores de Camaçari estão orgulhosos por fazer parte do primeiro bairro educador o Nordeste.

Moradora do bairro, a dona de casa Valdilene de Jesus elogiou a excelente infraestrutura do Centro Educacional Paulo Freire. “Minhas filhas estudarão aqui e sei que a unidade representa a chegada de diversas melhorias para a comunidade”.

Durante a inauguração, o prefeito Luiz Caetano assinou a Lei Municipal 1214/2012, que institui e autoriza o Centro de Educação Municipal Paulo Freire. Em seguida, o prefeito Caetano visitou as instalações da unidade escolar.

Localizado na rua Da Conquista, s/n, no bairro Nova Vitória, o Centro de Educação Paulo Freire tem capacidade para atender 1.500 estudantes do 1° ao 9° ano do ensino fundamental.

PRESENÇAS

Estiveram presentes no evento os secretários de Infraestrutura, Everaldo Siqueira, de Esporte e Lazer, Ademar Lopes, da Mulher, Aurenita Castillo, do Desenvolvimento Social, Jailce Andrade, da Cultura, Vital Vasconcelos, da Saúde, Vital Sampaio, do Governo, Francisco Franco, do Desenvolvimento Econômico, Hélio Côrtes, e da Agricultura e Pesca, Margarida Galvão.

Participaram ainda a diretora da Limpec, Lezineide Andrade, e o coordenador da Defesa Civil, Mauricio Bomfim, além dos vereadores Marcelino Filho(PT), Alfredo Andrade (PSB), Oto da Farmácia (PSD), Bispo Jair (PRB), Paulinho do Som (PT) e Araújo (PT).

ESTRUTURA

Com investimento municipal de R$ 2,4 milhões, o Centro de Educação Municipal Paulo Freire foi construído em uma área de 3,6 mil metros quadrados, sendo 2,2 mil metros quadrados de área construída. A unidade conta com 12 salas de aula, salas para grêmio estudantil, direção, secretaria, coordenação pedagógica e professores.

O colégio conta também com auditório, biblioteca, laboratório de informática, almoxarifado, arquivo, refeitório, cozinha, despensa, depósitos e área de serviço, além de ginásio com quadra poliesportiva, vestiários, sala de professores, depósito, pátios coberto e descoberto, horta, área de convivência com jardim, estacionamento, casas de lixo e de gás, mais sanitários adaptados.

Slideshow | 9 fotos

Unidade de ensino é entregue à população

Mais Notícias

Vacinação contra Covid-19 continua nesta quarta-feira (20) em Camaçari

Vacinação contra Covid-19 continua nesta quarta-feira (20) em Camaçari

Secult se reúne com Liga de Capoeira

Secult se reúne com Liga de Capoeira

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de outubro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.