Implantado há um mês no Município, o 5º SGBM (Subgrupamento de Bombeiros Militar) registrou oito ocorrências desde a inauguração, no dia 10 de julho. Ao todo, foram sete incêndios, dentre eles, quatro em residências e um em veículo, além de uma busca e salvamento.
A Coordenação de Defesa Civil de Camaçari tem dado suporte e acompanhado a equipe do 5º Subgrupamento. O auxílio contribui para agilizar o atendimento dos chamados, já que os profissionais do Corpo de Bombeiros ainda não conhecem todo o território do Município.
Além do apoio da Defesa Civil, o 5º Subgrupamento conta ainda com ajuda do 2° Batalhão da Polícia Militar de Camaçari, da CIPE/PI (Companhia Independente de Policiamento Especializado – Polo Industrial) e do Cofic (Comitê de Fomento Industrial de Camaçari), no trabalho de reconhecimento da cidade para otimizar as ações dos bombeiros e identificar locais com potenciais riscos de incêndio
Para tornar a unidade dos bombeiros amplamente conhecida pela população de Camaçari, o Subgrupamento desenvolveu um projeto social e educativo, com previsão de ser posto em prática a partir de setembro. A iniciativa inclui palestras nas comunidades, nas escolas e em empresas, com intuito de apresentar a unidade, explicar o papel do Corpo de Bombeiros e passar orientações sobre prevenções aos riscos de incêndio.
Os interessados em participar do projeto devem redigir um ofício ao 10° GBM (Grupamento de Bombeiro Militar) de Simões Filho, ao qual o 5º Subgrupamento está subordinado. O documento deve ser endereçado aos cuidados do major Jadilson Lopes das Mercês e pode ser entregue no 10° GBM ou no 5º SGBM, este último, situado na rua Lateral de Dentro, no bairro Jardim Limoeiro.
A implantação do 5º Subgrupamento de Bombeiros Militar de Camaçari é fruto da parceria entre a Prefeitura de Camaçari e o governo do Estado. Para acionar a unidade, em caso de emergência, a população pode ligar gratuitamente para os números 193 ou 199. A ligação pode ser feita de qualquer telefone fixo, público ou celular. A unidade disponibiliza ainda o número 3622-7755, neste caso, será cobrado o custo de uma ligação local.

Sede do Corpo de Bombeiros de Camaçari -