Unidade ampliou atendimento aos cidadãos

Iwwa Agência
Publicado 08/11/2016 02:11:17

Instalada no Município em parceria com a Prefeitura, que cedeu o espaço e realizou a construção da sede própria, a BCS (Base Comunitária de Segurança) de Camaçari comemora dois anos com bons resultados nas ações socioeducativas e de repressão e prevenção de crimes na área de atuação, que compreende os bairros Glebas E e C, além dos Phocs I, II e III.

A prática de ações socioeducativas faz parte da filosofia das BCSs instaladas no Estado e é um dos fatores de aproximação com a comunidade. Nesses dois anos, a Base Comunitária de Segurança de Camaçari aumentou de um para cinco os projetos sociais em execução. Com isso, o número de pessoas atendidas, entre crianças e adultos, subiu de 73 para 236, nos projetos contínuos da unidade.

São ofertadas regularmente aulas de informática, capoeira, karatê, dança do ventre, pintura em tecido, além de palestras ministradas por policiais em escolas da comunidade. As atividades ajudam na prevenção e no combate da criminalidade na cidade. A comunidade é atendida ainda em ações sociais pontuais como o Mutirão Social, Odontomóvel e Sac Móvel. No total, mais de 10 mil pessoas já foram atendidas por projetos sociais, como cursos e serviços de saúde, dentre outros.

De acordo com informações da BCS de Camaçari, os resultados positivos são fruto das ações ostensivas e da confiança depositada pela comunidade na unidade, o que se constitui em fatores fundamentais para o bom andamento das ações operacionais.

OPERACIONAL

Vinculada ao 12° BPM (Batalhão da Polícia Militar), a Base Comunitária de Segurança em Camaçari conta com policiais devidamente capacitados para atuar com outras instituições de segurança pública e a comunidade local, por meio de ações integradas. A unidade de Camaçari trabalha ainda com a parceria do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania).

O trabalho realizado no local rendeu, pelo segundo período consecutivo, o Prêmio por Desempenho Policial, recompensa destinada às unidades que conseguem reduzir o índice de homicídios nas áreas de responsabilidade.

No âmbito operacional, houve aumento de armas apreendidas, em relação ao primeiro ano de atuação da BCS, que passou de quatro para 29 apreenções. Ainda no segundo ano de atuação, a unidade realizou aumento considerável nas prisões em flagrante, solicitações em residências ou comércio, pessoas abordadas, apreensões de veículos irregulares, nos veículos abordados ou notificados, além da significativa redução nos casos de homicídio na área de atuação da unidade.

A unidade de Camaçari conta com um efetivo de 60 policiais militares, além do apoio de três carros e quatro motos. Além disso, eles têm o suporte de 10 câmeras de videomonitoramento. As imagens são monitoradas 24 horas por dia em uma sala equipada situada na Base de Segurança Comunitária. 

ESTRUTURA

A estrutura da unidade ainda dispõe de salas de comando e reuniões, recepção, cozinha com copa, depósito e dois vestiários, quadra poliesportiva para uso da comunidade local e estacionamento com 12 vagas. Há também dois anexos, um galpão para atividades esportivas com crianças e adolescente e um CDC (Centro Digital de Cidadania), onde são oferecidos cursos profissionalizantes, por meio do projeto Base.net.

Foto: Adenilson Nunes

Base de Segurança Comunitária conta com sala de videomonitoramento -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid-19 continua nesta quinta (21) e retoma para 12 anos acima

Vacinação contra Covid-19 continua nesta quinta (21) e retoma para ...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 20 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 20 de outubro de 2021

Realização da Semana Global do Empreendedorismo em Camaçari é tema de reunião

Realização da Semana Global do Empreendedorismo em Camaçari é tema ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.