Unidade ajuda a transformar vidas

Iwwa Agência
Publicado 08/10/2015 01:10:02

A assistência prestada pelo CAPS ad (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Outras Drogas), inaugurado no Município em julho, tem mudado e elevado a qualidade de vida de muitas pessoas com transtornos decorrentes do uso de drogas lícitas e ilícitas. O foco é na redução de danos e tem surtido efeito com a dona de casa Roselia Lima, de 42 anos, atendida na unidade por possuir transtorno bipolar, depressão e fazer uso de crack.  

Baiana da cidade de Eunápolis, Roselia Lima mora no distrito de Monte Gordo, há nove meses. Antes, ela morou em São Paulo, de onde só têm lembranças ruins. “Posso dizer que foi lá que aconteceram as piores coisas da minha vida. Meu filho, que era usuário de droga, morreu aos 18 anos decorrente de um acidente de moto. Desde então perdi a minha paz. Entrei em depressão, fui diagnosticada com transtorno bipolar e por não me conformar enveredei pelo mundo das drogas”, contou Roselia Lima, que também é mãe de uma menina de 21 anos e tem um neto.

Ainda em São Paulo, Roselia buscou tratamento e chegou a ser internada duas vezes. Porém, não achou o acolhimento digno e necessário para sair do fundo do poço, como ela mesma considerou. Foi em Camaçari que ela encontrou o suporte que precisa. Graças ao apoio do atual companheiro, ela buscou ajuda no Cesme (Centro de Especialidade em Saúde Mental). Com a inauguração do CAPS ad, passou a ser atendida por profissionais da nova unidade.

No CAPS ad, a moradora de Monte Gordo encontrou o atendimento diferenciado que precisava, uma vez que o tratamento é direcionado a partir das necessidades individuais. O acompanhamento inclui oficinas e reuniões de grupos, por meio de projetos terapêuticos singulares, além de atividades de musicoterapia e cuidados com a saúde.

“A cada dia fico mais encantada com o serviço prestado, que é bem diferente do que eu recebia em São Paulo. Aqui os profissionais têm mais calor humano, carinho e atenção para oferecer aos pacientes, o que para mim são fundamentais para a recuperação. Com fé em Deus, o amor e a dedicação dos profissionais, o apoio do meu companheiro e a minha determinação, voltarei a ter êxito na minha vida”, declarou emocionada.

Os pacientes do CAPS ad de Camaçari contam com suporte de 24 profissionais de diversas áreas. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, exceto às terças-feiras, que acontece das 8h às 12h. Para ser atendido é necessário ser morador de Camaçari e apresentar o RG e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).

No local, são ofertados serviços como visita domiciliar, dispensa de medicamentos, atendimento individual multiprofissional, grupo terapêutico, acolhimento e acompanhamento familiar.

O CAPS ad de Camaçari está localizado na rua Monte Gordo, nº 358, bairro Inocoop. 

Foto: Adenilson Nunes

A dona de casa Roselia Lima é atendida pelo CAPS ad -

Mais Notícias

Com investimento de R$ 2 milhões, 570 cadeiras de rodas já foram entregues

Com investimento de R$ 2 milhões, 570 cadeiras de rodas já foram en...

Mostra de encerramento marca conclusão dos cursos geridos pela Secult

Mostra de encerramento marca conclusão dos cursos geridos pela Secult

Limpeza de canais segue beneficiando a população de Areias

Limpeza de canais segue beneficiando a população de Areias

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us