Unica inaugura Espaço de Química

Iwwa Agência
Publicado 28/08/2012 08:08:51

Com a Mostra de Cheiros e Sabores, o Museu de Ciência e Tecnologia – UNICA (Universo da Criança e do Adolescente) – inaugurou nesta terça-feira (28/08) o Espaço de Química. O local de aprendizagem científica é fruto da parceria firmada entre a Cidade do Saber, o Instituto de Química da UFBA (Universidade Federal da Bahia) e a empresa Braskem.  

Na ocasião, o prefeito Luiz Caetano ressaltou a importância da parceria entre a UFBA, a classe empresarial e a Prefeitura. “Essa iniciativa reafirma o interesse da gestão na formação das pessoas. Assim como é a interação das empresas privadas com a sociedade, de forma a contribuir com a educação e aprendizado das crianças”.

O Espaço de Química conta com experimentos científicos ligados ao cotidiano das pessoas, a exemplo da formação de aromas e odores. “Vamos poder falar de química, ensinando e buscando despertar nas pessoas o interesse pela ciência”, destacou um dos coordenadores do projeto, o professor do Instituto de Química da UFBA, Lafaiete Cardoso.

O local dispõe ainda de uma área para apresentação de vídeos e jogos relacionados ao estudo cientifíco. Para Emanuel Lacerda, relações institucionais da Braskem, o Espaço de Química no museu era o que faltava para consolidar a parceria entre a empresa e a Cidade do Saber. “Sentíamos falta de um espaço para falar sobre a química, que é o ramo da empresa”.

Durante a inauguração, estudantes do Instituto de Química da UFBA apresentaram uma esquete teatral, o Show de Química, com a realização de alguns experimentos.

De acordo com a Seduc (Secretaria Municipal da Educação), a partir de agora a coordenação pedagógica da vai agendar as visitas das instituições de ensino do Município ao novo espaço, para que os alunos da rede pública possam aprender mais sobre o assunto. Dois estudantes de química da UFBA serão monitores e farão as apresentações dos experimentos de forma lúdica.

Estiveram presentes no evento a reitora da UFBA, Dora Leal Rosa, a coordenadora do Instituto de Química da UFBA, Maria de Lourdes Botelho, o presidente do Cofic (Comitê de Formento Industrial de Camaçari), Manoel Carnaúba, entre outros convidados.

O Museu ÚNICA é administrado pela Cidade do Saber e patrocinado pela Braskem. Inaugurado em 29 de junho de 2011, o local é dividido nas alas Eletricidade e Magnetismo, Ópticas e Ondas, Mecânica e Energia e, a partir de hoje, a ala de Química, com a Mostra de Cheiro e Sabores. Desde a inauguração, cerca de oito mil crianças visitaram o local.

Slideshow | 8 fotos

Unica inaugura Espaço de Química

Mais Notícias

Limpec lança projeto “Limpec Educa” na Cidade do Saber

Limpec lança projeto “Limpec Educa” na Cidade do Saber

10ª Conferência Municipal de Saúde de Camaçari teve início nesta quinta-feira (30)

10ª Conferência Municipal de Saúde de Camaçari teve início nesta qu...

I Fórum do Adolescente acontece em clima de festa

I Fórum do Adolescente acontece em clima de festa

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us