Os fogos que enfeitaram o céu de Camaçari e animaram os fiéis na praça desembargador Montenegro, na noite de quarta-feira (07/01), marcaram o encerramento dos festejos em homenagem ao santo padroeiro de Camaçari, São Thomaz de Cantuária.
No dia dedicado a ele, as comemorações começaram cedo, com alvorada às 5h. Em seguida, houve carreata do Alto da Cruz à Igreja Matriz, onde foram celebradas três missas.
A procissão saiu às 16h30 da igreja Santo Antonio, no Triângulo, com os andores que levaram as imagens de Jesus Menino, São José, Nossa Senhora, Santo Antonio e São Thomaz à Igreja Matriz, no centro da cidade, onde muitas pessoas aguardavam o cortejo.
O percurso foi animado pelos cânticos da Igreja e a Filarmônica 28 de Setembro.
A imagem do santo chegou à Matriz às 17h45 e foi recepcionada ao som do hino em sua homenagem. A missa campal, presidida pelo bispo auxiliar de Salvador, Dom Josafá, e celebrada pelo pároco Jorge Bomfim e vigários da paróquia São Thomaz de Cantuária, foi assistida por milhares de pessoas, dentre elas o prefeito Luiz Caetano, secretários e vereadores, que também participaram da procissão.
Nos instantes finais da missa, o prefeito Caetano cumprimentou os fiéis, agradeceu a igreja pelo trabalho que desenvolve em favor da população mais carente. Em seguida, todos receberam a benção ofertada por Dom Josafá e a festa foi encerrada ao som da queima de fogos e a apresentação da Bamuca.
Para Cícera Bezerra, 53, moradora do Phoc 2, a festa estava muito bonita. Ela participa das homenagens ao santo padroeiro há mais de 13 anos e acredita ser muito importante comemorar o Dia de São Thomaz pelo que ele representa para a cidade.
Já para Marli Edna Cardoso, 53, moradora do bairro Dois de Julho, as homenagens ao santo padroeiro não significam adoração à imagem, mas uma demonstração de fé, até porque os santos são exemplos de fé.