UBS do Gravatá é referência para 20 mil

Iwwa Agência
Publicado 23/08/2009 03:08:27

A entrega da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Gravatá veio acompanhada do anúncio da reforma do Centro Social Urbano (CSU) e inauguração do Pronto-Atendimento (PA) Nova Aliança, nos próximos 45 dias.

A garantia foi dada pelo prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, durante cerimônia de inauguração. A obra do CSU está sendo negociada com a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes).

A proposta é de que a Prefeitura reforme a quadra, vestiários e melhore o sistema de iluminação. Também foi garantida pavimentação nas ruas da cidade e obras de paisagismo na Radial A.

Na ocasião, Caetano ainda solicitou a reestruturação dos conselhos comunitários locais. “Os conselhos são um elo entre o governo e a comunidade e isso ajuda na gestão”, conclui. O prefeito ainda lembrou dos cursos oferecidos aos profissionais de saúde para humanização no atendimento.

Ciente da necessidade de organização do conselho, o presidente da Associação de Moradores do Gravatá, Jacson Josué, prometeu recomeçar os trabalhos. “A reforma da UBS foi um avanço para comunidade. Sem dúvida, quando a população se organiza fica mais fácil solicitar as coisas ao governo. Agora, o próximo passo é recomeçar as reuniões”, afirma.

A dona-de-casa Jacqueline Gomes, 35 anos, lembra dos benefícios da unidade. “Fiz o pré-natal das duas filhas aqui. Hoje, quando vejo essa unidade reformada, me emociono e fico satisfeita em saber que não preciso mais gastar para ir mais até a Policlínica marcar uma consulta médica”.

Morador da avenida do Canal há 32 anos, Manoel Moraes de Araújo, conta que na UBS do bairro recebe todo tratamento médico necessário. “Todo mês pego remédio para hipertensão. O ponto de atendimento em saúde da minha família está toda na UBS do Gravatá. Isso sem falar no atendimento, que é maravilhoso”, afirma.

UBS
A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Gravatá passou por ampla reforma. Foram construídos mais um consultório médico, sala de reabilitação física e observação (que conta com dois leitos para os pacientes com quadros clínicos mais graves), novo espaço para os agentes comunitários de saúde, agentes de zoonoses e sala de reuniões.

A obra também incluiu a ampliação da sala de vacina, coleta, consultório dentário, que ganhou novos equipamentos e sala de Raio X e a farmácia que agora conta com mais espaço para armazenar medicamentos. A UBS do Gravatá realiza ainda eletrocardiograma.

A UBS dispõe de uma ambulância para transferência de pacientes em casos de urgência e emergência, até as 22h. “Essa é a única unidade do Município que funciona nos três turnos. Além disso, é referência para uma população de 20 mil pessoas”, acrescenta a secretária da Saúde, Efigênia Cardoso. O investimento municipal foi superior a R$ 494 mil.

Além dos moradores do bairro Gravatá, a UBS atende a Gleba A, Mangueiral, Cristo Redentor, parte do Ficam e do Alto da Cruz. A média é de 500 consultas diárias. O serviço é oferecido de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.

Slideshow | 2 fotos

UBS do Gravatá é referência para 20 mil

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nesta terça (7/12)

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nes...

Tranquilidade e organização marcam início da entrega dos cupons da Cesta de Natal na sede

Tranquilidade e organização marcam início da entrega dos cupons da ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.