O projeto de esgotamento sanitário da sede de Camaçari conta com três túneis subterrâneos. Previstos para estar prontos até o final de setembro, eles estão sendo construídos sob a Via Parafuso (BA-535), nas imediações da sede da secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), e sob a estrada da Cetrel (BA-512), um próximo a fábrica de pneus Continental e outro no acesso à Biribeira.
A função dos túneis é permitir a passagem da rede de esgoto sem que haja intervenções nas estradas e prejuízo nas vias de trânsito com alto fluxo de veículos. A iniciativa permite ainda o fácil acesso de profissionais para a inspeção da rede.
Os túneis possuem estrutura em aço galvanizado com 1,80 metros de diâmetro cada e serão colocados a cinco metros de profundidade. O túnel da via Parafuso terá 60 metros de comprimento, enquanto que os da Cetrel, nas proximidades da Continental e no acesso à Biribeira, serão de 27 e 22 metros respectivamente.
De acordo com o secretário da Infraestrutura, Everaldo Siqueira, a iniciativa é um método não destrutivo e foi adotado justamente para não prejudicar a população que utiliza as vias diariamente.
“A medida é uma solução econômica e segura, além de não interferir na superfície e no tráfego”, esclarece o secretário.